top of page

TOQUINHO - UM CÃO CAMPEÃO

Atualizado: 8 de jan. de 2019

Por Luigi Bitencourt - Jornalista


Toquinho
Foto: Petfoto POA

Quem ama animais e vive ligado nas redes sociais provavelmente já ouviu falar em um cachorro que é muito bonito e cheio de charme chamado Toquinho. Caso você não conheça, contarei aqui um pouco da linda história deste cão que cativa a todos.


Toco ou toquinho para os mais íntimos, teve um início de vida muito complicado. Por volta dos três meses de idade foi abandonado pelos seus antigos donos e chegou muito debilitado a um hospital veterinário de Porto Alegre. O animal chegou magro, com uma horrível fratura de coluna e ainda por cima com cinomose. Além disso, ficou quase um mês internado no isolamento tentando sobreviver à cinomose (uma doença que tem uma taxa de cura muito pequena). Nesse período em que ficou no isolamento para se curar, ele passou por uma cirurgia ortopédica, a qual foi paga graças a uma vaquinha realizada pelos funcionários que trabalhavam no local, e colocou placas na coluna para estabilização da fratura, uma vez que sua coluna estava quebrada ao meio. Mesmo depois de todo o tratamento bem sucedido, o Cão ficou morando na clínica veterinária por um tempo, pois não tinha um local para abrigo.


Depois de todo o sofrimento inicial de sua vida o cão finalmente teve um destino feliz e tranquilo, a sua atual dona e mãe do Toco (como ela mesmo se intitula) que se chama Mariana Brino conta em detalhes o que a levou a adotar o cãozinho e criá-lo com carinho até os dias de hoje, “desde que ele chegou na clinica eu me apaixonei, levava ele para passear, para fazer fisioterapia com os meus professores da faculdade e também para dormir uns dias com a gente (eu e meu companheiro) em casa, até que ficou impossível ficar longe dele. Em 2014 eu e meu marido nos casamos e mudamos para um apartamento maior, então levamos o Toquinho para seu novo lar”.



Cão toquinho
Toquinho com a família - Foto: Roberta Reis


NASCE UMA ESTRELA


Depois de adotar o cãozinho, Mariana conta que postava várias fotos do seu bebê de 4 patas em suas redes sociais. Um belo dia, para a sua surpresa, após postar uma foto onde o Toquinho estava vestido com uma roupa do seu time do coração (o Grêmio) no estádio do time, a publicação bombou nas redes gerando muitas curtidas e compartilhamentos. Depois disto ela lembrou que muitos amigos já haviam dado a ideia de criar um perfil em uma famosa rede social somente para o cão.


cão toquinho
Foto: Acervo Grêmio/FBPA

“Alguns amigos deram a ideia de criar um perfil só para ele no Instagram, o que fizemos e foi um sucesso. Em pouco tempo ganhou diversos seguidores e, assim, para atender todo mundo posteriormente criamos a página no Facebook”.


Hoje o Toquinho já conta com mais de 35 mil seguidores no Instagram @otoquinho e 22 mil amigos na sua página do Facebook. Mariana afirma também que produzir as fotos e vídeos do cãozinho para alimentar as redes sociais não é uma tarefa difícil, visto que ele adora ser fotografado, vestir roupas e abrir os presentes que várias marcas enviam. Ela ainda conta que “quem segue ele sabe o quanto o Toquinho é feliz e alegre, e assim fica fácil passar isso através das fotos, pois a maior inspiração dele é viver”.


O lado bom para os seguidores do Toco é poder ver e se alegrar com as mais divertidas e inusitadas situações que ele vive diariamente. Entre elas, já aconteceu dele uma vez pegar um rolo de papel higiênico e sair correndo pela casa. O cãozinho já aprontou até com o ídolo futebolístico Renato Portaluppi, neste dia o ex-jogador e atual técnico do Grêmio, recebeu uma lambida carinhosa de forma inesperada e a filha Carol Portaluppi confirmou posteriormente que o pai adora cachorro e se divertiu muito com a situação.


LEVANDO O BEM


A mãe do Toquinho expõe que é muito recompensador poder ajudar muitas pessoas direta e indiretamente todos os dias e lembra contente que já levou conhecimento para diversos humanos que desconheciam o uso de cadeira de rodas para cachorros.


cão toquinho
Cbiehl Estúdio

Devido ao enorme sucesso e influência em suas redes sociais, Toquinho começou a receber diversos pedidos de cadeira de rodas e os donos sempre dispostos a ajudar resolveram criar um projeto que pudesse ajudar cães necessitados e abandonados, na guarda de tutores que não possuem condições financeiras para arcar com uma cadeira de rodas.


Desde que começou o projeto, em 2017, já foram 10 cadeiras doadas para todo Brasil.


Além do projeto das cadeirinhas, o Toquinho serve como uma celebridade canina que vai voluntariamente a eventos e palestras para mostrar que é possível ser feliz, mesmo tendo algumas dificuldades na vida.


Mariana contou ainda que foi gratificante poder levar o mascote a um encontro de crianças especiais e ver a reação positiva dos pequenos ao ver o amigo brincalhão em sua cadeira de forma alegre e contente e ressalva que “são momentos assim que faz tudo valer a pena”.

bottom of page