top of page

O desafio das empresas na era da Inteligência Artificial

Por Marcelo Bevilacqua*


A IA (inteligência artificial) tem o potencial de transformar a maneira como as empresas operam e se relacionam com seus clientes, mas é importante lembrar que a adoção da tecnologia deve ser feita de forma estratégica e responsável.




A inteligência artificial tem sido aplicada em diversas áreas das empresas para melhorar a produtividade, reduzir custos e aumentar a segurança digital, dentre outros benefícios.


Seguem alguns exemplos de aplicação da inteligência artificial em empresas:


Gestão: A IA pode ser usada na automação de dados para gerar informações que podem orientar o processo de tomada de decisão de forma estratégica. A própria plataforma consegue perceber padrões e oferecer soluções inteligentes para problemas específicos e para aprimorar a performance operacional.


Educação: A IA pode ser usada para gerar insights para aprimorar a rotina dos professores, indicar conteúdo personalizado de acordo com as necessidades do estudante, desenvolver soluções avançadas para problemas de aprendizado a partir da avaliação de padrões de comportamento do aluno, entre outras.


Marketing: A IA pode ser usada para melhorar o atendimento oferecido pela empresa por meio de chatbots e assistentes virtuais, além de ser aplicada em mídia paga, recomendações por meio de algoritmo, entre outras.


Vendas: A IA pode ser usada em plataformas de vendas que aceleram todas as etapas do funil, desde a prospecção até o fechamento do negócio.


Mecanismos de segurança: A IA pode ser usada para identificar e prevenir ameaças de segurança, além de monitorar a rede e detectar atividades suspeitas.


Assistente pessoal: A IA pode ser usada para criar assistentes pessoais que ajudam os usuários a realizar tarefas, como agendar compromissos, fazer reservas, entre outras.


Esses são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial pode ser aplicada em empresas. A IA tem o potencial de transformar a maneira como as empresas operam e se relacionam com seus clientes, mas é importante lembrar que a adoção da tecnologia deve ser feita de forma estratégica e responsável, levando em consideração os desafios e oportunidades que a IA apresenta.


Os Desafios da Inteligência Artificial


Espera-se que o impacto da IA no mercado de trabalho seja profundo, com algumas profissões e habilidades se tornando menos procuradas. A adoção da IA também apresenta desafios para as empresas, como a necessidade de garantir governança, conformidade e gerenciamento de riscos. Um dos principais desafios é encontrar um equilíbrio entre o uso da IA e a importância do capital humano. As empresas precisam garantir que a IA seja usada para aumentar as capacidades humanas, não para substituí-las.


Diante disso, a inteligência artificial pode ser aplicada na gestão de recursos humanos para melhorar a eficiência e a produtividade dos processos, além de ajudar na tomada de decisões mais assertivas.


Vale, ressaltar, o crescente aumento do uso de IA pode levar à diminuição da empatia, das habilidades sociais e das conexões humanas. Para que possamos preservar a essência de nossos princípios sociais, devemos nos esforçar para manter o equilíbrio entre interação humana e tecnologia.


Consequências não intencionais:


Devido a sua complexidade, os sistemas de IA podem gerar falhas por falta de supervisão humana a médio ou longo prazo, apresentado comportamentos inesperados nas tomadas de decisões com consequências imprevistas impactando negativamente para o indivíduo, empresa ou sociedade.

**********



*Marcelo Bevilacqua, Administrador de Empresas, MBA em Gestão de Estratégica de Negócios e Pós Graduado em Psicologia do Consumidor. Atua há mais de 20 anos como Consultor em Marketing Finance Business a frente da Atuar Consultoria e Marketing.

bottom of page