top of page

A Carboxiterapia nos Tratamentos Estéticos

Dra. Tássia Tremea de Deus*


A carboxiterapia é uma técnica que consiste na infusão do gás carbônico (CO2) no tecido cutâneo e subcutâneo melhorando a irrigação sanguínea do local e, consequentemente, melhorando a oxigenação do tecido. O procedimento pode ser utilizado em vários tipos de tratamentos terapêuticos e até mesmo estéticos, como, por exemplo, no tratamento de estrias, cicatrizes, celulite, gordura localizada, flacidez cutânea, rugas, olheira vascular, calvície, dentre vários outros.



Após a infusão, o CO2 irá agir no local e rapidamente será difundido, deixando apenas seus efeitos, tais como: Hiperoxigenação, aumento da microcirculação e da vasodilatação local. Podemos utilizar essa técnica que tem amplo efeito no tratamento estético e citaremos as principais indicações abaixo:


* Tratamento facial com carboxiterapia proporciona maior velocidade de troca (aumento fluxo sanguíneo) e melhora da oxigenação tecidual, sendo indicado na diminuição das rugas e melhora parcial das bolsas de gordura;


* Tratamento para gordura localizada e celulite melhorando a vasodilatação e reduzindo a gordura local;


* Tratamento para alopécia que fará com que ocorra a infusão de gás carbônico aumentando o fluxo sanguíneo local e consequentemente a nutrição do bulbo capilar, possibilitando que novos fios se formem e cresçam, mantendo a nutrição dos fios já existentes;


* Tratamento para estrias, cicatrizes que fará a estimulação fibroblástica que tem importante papel no processo regenerativo neste tipo de afecção. Logo após a infusão do gás carbônico são esperadas algumas reações no local da aplicação. Estas reações são transitórias, desaparecerão em poucas horas.


Algumas das reações mais comuns são:


*Dor e sensação de queimação;

* Eritema;

*Hematoma;

*Edema.

As contraindicações são poucas por ser um gás atóxico, não embólico, que já está normalmente presente no organismo.


* Patologias crônicas de pulmões ou coração;

* Infecção no local de aplicação;

* Gravidez;

* Hipertensão crônica;

* Anemia;

* Colagenoses (lúpus, esclerodermia, dermatomiosite);

* Doenças autoimunes;

* Epilepsia.


Aqui na Clínica Le Fohat nós associamos a Carboxiterapia com outras técnicas e devido a realização de uma anamnese completa conseguimos obter os melhores resultados para cada paciente.


Dra. Tássia - Crédito: Cecília Oliveira

* Dra. Tássia é Sócia Proprietária da Le Fohat Estética e Saúde LTDA, pós-graduada em Biomedicina Estética pelo NEPUGA e Graduada em Biomedicina com ênfase em Patologia Clínica pela Universidade Feevale. Realizou cursos avançados na área de estética e atua na Docência em Programa de Pós-Graduação em Estética.

A Le Fohat Estética e Saúde fica na rua São Manoel, 1919, Sala 04, Bairro Rio Branco, Porto Alegre. Para saber mais acesse: www.esteticalefohat.com.br ou siga @lefohat no Instagram.


bottom of page