Bolo da tarde, a gente ama

Por Joseanne Araujo


A atual novela da Globo nos leva diariamente a uma lembrança gostosa resgatando aqueles momentos em que nossa avó ou mãe ia até a cozinha preparar um bolo e deixavam depois de prontos em cima da mesa da cozinha ou naquela extensa bancada ao lado do fogão.


Bolos que eram preparados de uma forma muito simples e que ganhavam um sabor incomparável; feitos com farinha de trigo ou de milho, manteiga ou nata caseira, ovos, suco de laranja ou leite, pitadas de canela em pó; um gostinho especial aliado que hoje nos desperta saudades nestas tardes frias de inverno.


Nos dias de hoje temos diversas oportunidades para fazermos bolos de diversas formas, comprarmos um envelope no supermercado ou acessamos redes sociais e trazemos este delícia imediatamente assim como a vovó fazia.



Hoje temos a chance de termos uma infinidade de bolarias que existem em lojinhas físicas ou nas redes sociais, locais muito mimosos e agradáveis decorados com guardanapos, toalhinhas de crochê e bule com xícaras de porcelana, exatamente como era na casa de nossa avó.


Bolos entregues com estilo despertando a modinha do momento, embalados de uma forma impecáveis e fáceis de serem levados para casa. Gostosuras de todos os formatos e tamanhos, com e sem cobertura, com e sem recheio, com especiarias e caldas que são de dar água na boca só de ver aquela foto nas redes sociais.



De qualquer forma, usando um método mais “nostalgia” eu deixo uma receita abaixo para você fazer em sua cozinha e degustar com pessoas queridas, receitinha da novela das 21h.




Bolo de canela de "A Dona do Pedaço"


Ingredientes - 3 colheres (sopa) de manteiga - 2 xícaras (chá) de açúcar - 3 ovos - 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo - 1 xícara (chá) de leite - 1 colher (chá) de canela em pó - 1 colher (sopa) rasa de fermento químico


Modo de preparo Bater a manteiga com açúcar na batedeira até formar um creme, colocar os ovos inteiros um de cada vez e bater mais um pouco para incorporar bem o ovo. Acrescentar a farinha alternando com o leite até formar uma massa homogênea. Acrescente a canela e bata mais um pouco; desligue a batedeira, adicione o fermento e misture delicadamente com uma colher ou espátula. Colocar a massa em forma untada com manteiga e polvilhar com açúcar e canela. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos ou até o bolo estar bem assado. Faça o teste do palito. Deixe esfriar um pouco e desinforme ainda morno. Pode salpicar por cima açúcar com canela.


Veja mais matérias de Joseanne Araujo.

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco