top of page

Já agradeceu pelo dia de hoje?


Apesar de eu trabalhar assessorando juridicamente algumas empresas, eu sou advogado autônomo, apresento eventos, tenho meu escritório e vivo aquilo que vários autônomos vivem: a incerteza de trabalhos e ganhos. Isso me deixa mais ansioso do que já sou. Mas sempre foi assim, isso faz com que eu me arrisque e não viva na monotonia. Mas se tem uma coisa que eu nunca deixei de fazer, mesmo nos piores dias, muitas vezes depois de chorar, é AGRADECER. Me lembro quando eu fui modelar no Rio de Janeiro em 2009 e conheci uma grande amiga, muito religiosa, ela me ensinou que independente do que acontecer, ao deitar na cama, eu deveria agradecer muito e isso faria com que Deus percebesse minha gratidão e continuasse a me iluminar, mostrando o caminho a seguir.


Agradeça pela vida vida
Imagem ilustrativa / Divulgação

Você já agradeceu hoje? “Mas agradecer ao quê”? Ora, agradecer por você estar aí em pé, sentado, deitado, respirando, caminhando, ter dormido esta noite numa cama confortável, com um teto sobre a sua cabeça, ter tomado banho, até quentinho, ter feito as três refeições do dia, ter tomado água limpa, ter dinheiro para pagar seu transporte, ter o seu transporte, seu trabalho, seus ganhos, seu talento, sua inteligência, sua saúde, sua voz para comunicar , sua audição, poder enxergar, ter discernimento, inteligência, um filho, que está na escola e com saúde, ter amigos, família, pelas bênçãos que chegaram e àquelas que estão a caminho… Você já agradeceu?


Ainda não sabe o que agradecer? Espere anoitecer e dê uma volta na quadra na sua casa, perceba quantas pessoas dormindo no chão, sem teto, sem comida e com poucas escolhas, coisas que não faltam a você.


É hábito reclamar. É necessário trocar reclamação por gratidão. Quando percebemos que nossas realidades são resultado da nossa vibração mais dominante passamos então a ter o senso de responsabilidade. Isso é o princípio da física: ação e reação. Além disso, a gratidão desbloqueia o fluxo da abundância, conecta com o coração e com a energia mais poderosa do universo: o amor e claro, além da questão religiosa como falei anteriormente.


Passamos a ter olhos mais amorosos para a vida, e entender que é preciso agradecer por aquilo que se tem e aquilo que está a caminho, como algo já concreto em nossas vidas. A gratidão garante o que é bom e traz sempre o que pode ser melhor.


Pessoas que reclamam costumam ter a vibração baixa e dessa forma a vida delas se torna bastante bagunçada já que interagem assim com o campo quântico. A vibração dominante delas é a da reclamação e naturalmente pessoas se afastam. Ninguém consegue conviver com um "reclamão". Elas acabam ficando bastante solitárias. É importante trocar este hábito para ter acima de tudo, qualidade de vida.


Claro, que também, vai muito de como começou seu dia, hoje amanheci com o sentimento de gratidão e plenitude. Quero agradecer ao universo pelas bênçãos de estar vivo, de poder respirar, de andar, de enxergar, de tocar as pessoas que amo e de exercer todas as minhas capacidades com naturalidade e saúde. Obrigado, vida, por me conceder o sentimento lindo de estar vivo.


A Bíblia diz: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18).


Este versículo acima nos mostra que devemos agradecer não somente quando as coisas vão bem, mas quando passamos por momentos difíceis. Nós lemos nos Salmos da Bíblia, que Davi sempre desabafava sobre os seus problemas, e muitos deles eram situações graves, mas ele sempre agradecia a Deus, pois sabia que a gratidão torna a vida mais fácil e nos ajuda a acreditar em dias melhores. E tem um ditado bem famoso que diz que Deus só dá fardos a quem consegue carregar. Quando muitas coisas ruins estão acontecendo em sua vida, acredite que algo bom está por vir, eu sou prova disso.


Não começar frases com “ai”, por exemplo… Essa interjeição acompanhada da reclamação sintoniza com uma vibração que não favorece o campo vibracional. Perceba o lado positivo das coisas. Seja mais responsável por aquilo que você emite, pela realidade que você cria. Se te perguntarem como você está, esteja bem. Como vai a casa, as finanças, a família...? Vai bem…

Pense antes de expor seus problemas e perceba se realmente vale a pena expor sua vida e sintonizar nesta vibração; Agradeça! Encontre motivos para agradecer. Eu entendo que muito mais fácil reclamar, porque o ato de reclamar tira toda a responsabilidade de quem reclama. Trocar a reclamação por gratidão te torna uma referência e luz na Terra. São tempos em que mais pessoas precisam seguir as boas referências de condutas, ainda mais, duvido que nesses mais de dois anos de pandemia, você não conhece alguém que perdeu a vida...


É preciso lembrar da gratidão, dos elogios, dos olhares amorosos e sorrisos. Importante agradecer até mesmo quando a situação não é agradável. Sempre há o que agradecer. E isso não é ser otimista, é agir com inteligência, porque dessa forma o universo pode trabalhar a nosso favor. Ele pode refletir aquilo que estamos emitindo, não tem erro. O universo vai sempre nos dar de volta aquilo que estamos vibrando em maior dominância. Se você está vibrando a gratidão, o amor, a compaixão, o universo responde em chuva de bênçãos.


Agora, se você só reclama, acha tudo ruim, ou que nada dá certo, se prepara para a avalanche de coisas negativas que chegarão até você. Isso não é Deus te punindo é você mesmo criando a suar própria realidade.


Comece o dia agradecendo que eu tenho certeza que seu dia será diferente, muito mais positivo, harmonioso, amoroso e repleto de abundâncias.

E então? Você tem orado e agradecido, ou só reclama de tudo? Deus não quer que você feche os olhos para as dificuldades, mas que você entregue tudo nas mãos dEle. Com isso, os fardos que pesam sobre seus ombros se tornarão mais leves e você será muito mais feliz.


Lembre-se: a gratidão não acaba com os seus problemas, mas ela muda a sua postura diante deles!




*Vagner Oliveira - Advogado

Especialista em Direito Homoafetivo

Pós-Graduado em Processo Civil

Instagram: @eu.vagner

bottom of page