top of page

Empreendedorismo: Primeiros passos para empreender

Atualizado: 3 de mai. de 2023

É fato que empreender, principalmente no Brasil, não é tão simples assim. Abrir um negócio próprio está na lista dos principais sonhos dos brasileiros e cada vez mais cresce o número de pessoas que encaram o desafio para realizar este desejo.



A primeira vista, o empreendedorismo para algumas pessoas é uma característica que impulsiona realizações, que estimula desenvolver projetos e acumular experiências e sucesso em diferentes áreas de mercado. Por outro lado, já para outras pessoas pode ser uma ousadia, um passo na busca da concretização de um sonho único.

Para quem vai empreender ou abrir seu primeiro negócio é importante seguir alguns passos básicos, mas de extrema importância, para obter êxito no investimento. Elencamos aqui etapas iniciais para “novatos” que querem adentrar o mundo do empreendedorismo:

Antes de tudo, comece com um plano de negócio. Se você sabe em que mercado vai atuar, o nicho que irá explorar fica mais fácil. Então é iniciar seu plano.

O plano de negócios ajudará você a conhecer de forma mais aprofundada o ramo de atividade, definir produtos ou mix de produtos, ter a compreensão de quem será seu público consumidor e traçará o modelo de operação do seu negócio. O que contemplará seu plano de negócios:

  1. Análise de mercado;

  2. Definição do mix de produtos;

  3. Entendimento sobre o público-alvo;

  4. Localização do empreendimento;

  5. Método operacional;

  6. Planejamento financeiro;

  7. Planejamento de marketing.

Definitivamente o plano de negócio será um instrumento base para iniciar as atividades do empreendimento. Definitivamente, é recomendado nesta fase buscar ajuda de um profissional, mesmo que seja apenas para uma consultoria inicial, para que você tenha um norte e siga conduzido a decisões e iniciativas mais seguras, embasadas, que contribuirão para minimização de erros comuns para quem começa um negócio novo.

Alguns empreendedores, nesta fase inicial ás vezes deixam de lado o plano de marketing acreditando não ser tão importante. Por outro lado, um bom conjunto de estratégias institucionais e promocionais que o marketing digital traz, pode fazer toda a diferença na apresentação do negócio ao mercado.

Enfim, uma dica é pensar bem no nome/marca que irá representar seu negócio, verifique a disponibilidade dela no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), para que futuramente ninguém possa cobrar os direitos de uso, caso já pertença a outra pessoa ou ainda que posteriormente alguém utilize a sua marca em um novo negócio. Portanto, esse registro lhe trará proteção e totais direitos sobre o nome/marca, pela qual você fará todo esforço para ter sucesso e empreender no mercado.




Marcelo Bevilacqua, Administrador de Empresas, MBA em Gestão de Estratégica de Negócios e Pós Graduado em Psicologia do Consumidor. Atua há mais de 20 anos como Consultor em Marketing Finance Business a frente da Atuar Consultoria e Marketing.

bottom of page