top of page

Uma casa para se sentir bem

Por Joseanne Araujo*


É sobre o espaço que você mora, o que você tem, o que você usa e o que você guarda ou acumula. Quando a gente consegue entender o quanto o minimalismo é positivo em nossas vidas, acho que a gente entendeu todo o sentido de estar aqui.


Espaços ocupados com o que realmente é necessário, ambientes organizados com cheirinho de plantas ou flores, te convidando a interpretar diferente a forma de viver, com a paz presente e irradiante. É sobre limpar, organizar, priorizar e entender quais são as suas necessidades; é dar valor a cada espaço da nossa casa, mostrando o quanto é importante deixarmos locais aconchegantes que te proporcionem, felicidade e leveza, lugarzinhos harmonizados com objetos práticos e essenciais compondo a perfeição do local.


decoração simples de quarto
Quarto simples, com planta.

Alterar o formato de comprar coisas novas para olhar o que se tem, substituir por coisas simples ou sofisticadas, mas que realmente serão utilizadas e expressam a verdadeira sensação de bem estar. Cantinhos agradáveis, arejados, com espaço para entrar a luz do sol, é assim a forma de valorizar com carinho uma decoração simples e que tornará tudo incrível. Valorizar o que você irá adquirir, não abdicar do consumo 100%, mas praticar aquilo que você realmente precisa para estar num ambiente agradável.


Cortinas, almofadas, arranjos naturais, conjunto de copos e jarras, cestos, livros e revistas, tudo remete a uma sensação de acolhimento, de prazer em estar ali. Mudar, reformar, buscar constantemente por um olhar melhor, mais adequado, preciso, prático, ver os ambientes que você circula com as pessoas que amam, um local agradável e abençoado de se viver. Colocar sentimento em cada detalhe, na toalha da mesa, no arranjo do banheiro, no cheirinho de tempero que fica na cozinha, um lugar que todo mundo gosta de ficar, pelo menos na minha casa sempre foi assim.


cozinha minimalista
Cozinha minimalista.

Uma cozinha prática, com utensílios necessários, é possível preparar comidas incríveis acompanhado de uma taça de vinho, de uma música, de um ar fresco que entra pela janela, de uma prosa perfeita, e é este o valor que precisamos dar, o momento em que estamos vivendo, nossos gestos, tudo muito simples, mas tudo muito especial, a vida sendo celebrada ali, no ato de uma prova se tem sal a gosto ou um toque de sálvia fará toda a diferença.


O conceito minimalista está presente hoje em minha vida, inclusive na minha cozinha, que tenho tanto amor e que hoje entendo que temos exatamente tudo o que precisamos, basta a gente olhar para o todo, para saber que não nos falta absolutamente nada, temos exatamente o necessário.


Neste modo que hoje eu me encontro, com o normal, o clássico, o básico para se ter uma vida boa, leve e repleta de gratidão; deixar o material um pouco de lado nos permite dar valor a outros conceitos a enxergar e nos permitir outras vivências.


banheiro clean
Banheiro clean.

Em cada espaço, um pouco do coração, em cada ambiente, um cheiro, uma organização, uma limpeza, um local que faz convite para você ficar. Uma oportunidade de entender que o importante é estar ao lado de pessoas que te façam sorrir, que se sentir bem não é preciso de trilhões de artigos decorativos ou utensílios mega inteligentes, viver bem é ter condições de preparar algo gostoso, de falar coisas importantes, de sorrir e de compartilhar experiências que sejam impactantes positivamente para outras pessoas.


Aprendizado e reflexão, é assim que finalizo este artigo, que confesso que me trouxe muitas lembranças de uma versão minha passada e acompanhada da atual, um passo que eu dei e que me trouxe mais confiança, gratidão e uma energia boa e nova. Uma jornada de autodescoberta, um desapego do que a gente não usa mas está ali, muito bem guardado e esquecido. Minimalismo é um hábito muito positivo a ser cultivado, pense nisso!


Amanhã, acorde pensando nisso, neste próximo passo que você poderá dar, positivamente em sua vida, e quando der, acessa o streaming Netflix e assista: Minimalismo Já.


Fotos ilustrativas Pinterest.


Joseanne Araujo

*Joseanne Araujo - Jornalista, empreendedora e produtora de conteúdos inspirados em novas tendências - Insta: @araujojoseanne

Leia outros artigos


bottom of page