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Tese de Doutorado avalia a utilização de software da Philips na sala de aula

Atualizado: 17 de nov. de 2022


tese doutorado sobre software da Philips
Dra. Paula Michele Lohmann, Dra. Arlete Eli Kunz da Costa, Luis Pissaia, Dra. Eniz Conceição Oliveira, Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Dra. Silvana Neumann Martins e Dra. Claudete Moreschi.

Outubro-2022 - Vale do Taquari/RS - Uma inovação pedagógica é o que a Tese de Doutorado em Ensino do nosso colunista Luís Felipe Pissaia propõe ao validar a utilização do Tasy, software da Philips no ensino e aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE para estudantes da área.


O processo de ensino e aprendizagem predispõem a ação de compartilhar e experienciar o conhecimento como uma forma de arte ligada à essência humana. O aprender é fundamentado em virtudes, conexões e principalmente pela curiosidade dos indivíduos sobre determinado tema ou área de conhecimento. Enquanto o ensinar é tido como um anseio em direcionar os grupos por meio de reflexões e construções de determinado conteúdo, fato que reforça a linha de qualificação das práticas acadêmicas e profissionais.


De fato, o ensino e a aprendizagem é fruto de diversos sujeitos e cenários que possibilitam a sua construção, dentre os quais se considera a utilização de ferramentas, como o software Tasy. O sistema fortalece a relação entre teoria e prática que é instrumentalizada por meio da utilização do Tasy, sistema de gestão integrada de serviços de saúde, que engloba o prontuário do paciente e a possibilidade de realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE.


Assim, sistemas informatizados auxiliam na construção de modelos de gestão eficazes e sustentáveis, além de possibilitar a experimentação dos estudantes da área da saúde que se encontra em processo de formação. O software é caracterizado pela Philips como um sistema informatizado de gestão em saúde que conecta todos os processos de trabalho que estruturam o serviço de saúde.


Na Tese, o ensino e a aprendizagem na área da enfermagem são beneficiados pelas ferramentas informatizadas, reforçando que as Instituições de Ensino Superior estão cada vez mais preocupadas com a formação acadêmica e, por esse motivo disponibilizam espaços de experimentação, como serviços-escola que abrigam o software. O uso de tecnologias propicia a compreensão de diversos processos de trabalho do enfermeiro, e no caso de utilização do software Tasy, os estudantes possuem contato com os conteúdos ensinados em sala de aula possibilitando a experimentação um novo formato de gestão informatizada do serviço de saúde, principalmente no que tange os processos de trabalho privativos do enfermeiro.


Com a pesquisa, foi possível validar o software Tasy como ferramenta de ensino e aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE para estudantes de enfermagem. Dessa forma, a utilização do Tasy para este fim, torna a inovação pedagógica como um ponta pé inicial para outras inserções do sistema em sala de aula com o propósito de qualificação da formação profissional.


A análise final indica a necessidade de reforçar o uso do Tasy nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem, estimular a formação continuada e permanente dos docentes dos cursos da área, além de fomentar os serviços preceptores dos estudantes a utilizar o software. A Tese fomenta a inovação e a construção de conhecimento científico para a área da educação e da saúde, além de colocar em voga a utilização do Tasy em estudos inéditos em nível internacional, conferindo assim a referência do colunista no tema e o título de Doutor em Ensino, na área de Alfabetização Científica e Tecnológica e linha de pesquisa em Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino pela Universidade do Vale do Taquari – Univates.



Sobre: Enf. Me. Luís Felipe Pissaia  - COREN/RS 498541

Mestre e Doutorando em Ensino

Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde

Docente Universidade do Vale do Taquari - Univates 

Enfermeiro de Rel. Empresariais - Marketing e Relacionamento Unimed VTRP

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