top of page

O "lado B" da Copa

Quem me acompanha sabe que me sinto em dívida quando não abordo os assuntos da atualidade. E a Copa é o assunto da hora. Obviamente, não irei fazer uma análise do desempenho dos jogadores, dos times, dos favoritos, das zebras. Muito menos, me manifestar sobre a expectativa da nossa seleção.


Vou falar do entorno da Copa. Primeiro preciso confessar para vocês algo muito particular. Eu adoro ir nos estádios de futebol. Meu time de coração é o Inter (meu coração é vermelho - SEMPRE!), mas vou na Arena ver o Grêmio e torço da mesma forma. Me divirto. Xingo o juiz, grito com os jogadores. Gosto de ver e sentir um gol. Tenho satisfação de ver a galera gritando, extravasando as suas emoções. Agora ver um jogo na televisão me dá um sono perturbador. Para solucionar isso, me envolvo na primeira coisa que gosto da Copa: os “ajuntamentos de pessoas”. Estar ali com outras pessoas comendo branquinho, pipoca, quentão, churrasco, bergamota, café, cerveja, vinho, chá.... Sei lá! Sempre que pessoas se reúnem para ver uma partida de futebol existe algo líquido, sólido ou até pastoso envolvido. Hehehe. Está aí um grande motivo que gosto da Copa. Adoro estar entre pessoas.


Outro motivo que me chama a atenção é a exuberância dos envolvidos. Digo envolvidos porque citarei várias pessoas. Bom, começo obviamente com a jovialidade dos jogadores, suas pernas bem torneadas, sua potência! Uma loucura ver a garra, força e determinação que alguns jogadores têm quando jogam. Indiferente de serem bonitos ou não. Tem seu charme, talvez pela adrenalina. Sempre acho uma pessoa interessante quando está praticando um esporte. Acho sexy a prática de esportes. Ver nos olhos o comprometimento, a gana, a vontade, o desejo é verdadeiramente fascinante.


Logo em seguida, numa faixa de categoria acima, aparecem os técnicos, em sua maioria homens maduros e elegantíssimos! Comandando o espetáculo, uns mais extrovertidos, cheios de energia e emoção, outros mais reservados e observadores. Só que nem tudo é glamour nessa vida né! Preciso compartilhar com vocês algo que realmente achei sensacional. A capacidade do ser humano é incrível. Não sei se já tinha visto algo assim. A cena do técnico Alemão coçando as partes intimas e depois cheirando é demais. Ele colocar o dedo no nariz, tirar “tatu” me lembra um pouco as minhas paradas no trânsito de Porto Alegre. Homens nos seus "baitas" carros “tirando tatu”. Comendo nunca vi! Mas né... Gosto não se discute. Nunca! Agora o cara, numa Copa do Mundo, técnico de uma potência, colocar a mão dentro da calça coçar o órgão masculino e dar uma cheiradinha. Isso foi algo que nem consigo descrever. E para fechar com chave de ouro...esse mesmo sujeito colocar essa mesma mãozinha na bunda e fazer algo ali - indefinido - e depois colocar no nariz e ficar cheirando de vários ângulos o dedo. É muito para minha capacidade de compreensão.


Vocês me perguntam o que eu acho disso tudo? Bah, nem sei dizer! Inusitado? Bizarro? Nem sei, são esses fenômenos que envolvem a Copa que me fascinam. Comportamentos humanos que já falam por si. Está tudo junto. Vem tudo no “pacote da Copa”. Assim como quando um juiz dá um grito, acho que é um grito, já que não escuto, não estou ali ouvindo. Parece um grito... A expressão corporal do juiz, os gestos, a fisionomia é de ordem. De comando. Nossa... Posso até ousar em dizer que acho “um tesão”. Tirando os tatus, as cheiradas, as pernas torneadas... O sujeito mais importante é o juiz. É ele que vai dar a ordem. Ele que vai comandar aquele espetáculo . Se aquele cara ali não tiver pulso, não for forte, enérgico, já era. E não será um jogo e sim uma catástrofe.


Sobre a Copa é isso... Minha Copa é na paralela... Adoro! Me visto com meu “Kit completo” - até bandana na cabeça eu tenho. Me divirto. Se o Brasil vai ganhar? Até gostaria que sim para que o povo tivesse uma alegria. Para poder ver os olhinhos verdes do Neymar brilharem cheios de lágrimas beijando a Bruna...


Aproveitem a Copa... Cada um do seu melhor jeito! Seja ele qual for!

Um beijo até semana que vem.

Vanessa Campos

bottom of page