top of page

O Dia da Mulher - Por Vanessa Campos


Serei muito piegas dizendo que dia da mulher é todo dia? Não me importo de ser um tanto cafona, acho que tem seu charme. Mas sim…deveríamos todos os dias comemorar nosso dia.


Dia da mulher
Crédito: Istockphoto

Vivemos numa luta diária para equilibrar o profissional, o pessoal e a maternidade. Falarei sobre maternidade porquê me incluo nesse rol. Como sempre, baseio minha escrita no que sinto, hoje não será diferente.


Vocês conhecem aquele truque onde uma pessoa fica equilibrando vários pratos sobre uma vareta? Pois é assim que me sinto diversas vezes na minha vida. Como se cada prato fosse uma área da minha vida e eu tivesse que gerenciar todos eles para que nenhum vá ao chão se despedace todo.


Cada dia é uma peleia, temos que nos empoderar de nossas vidas, cuidar de nossa casa, administrar nossos filhos, ter sucesso na carreira, administrar as consequências da idade (como rugas, cabelos brancos e gordurinhas indesejáveis), ir na ginástica. E ainda por cima estarmos plenas e sorridentes. Então tu me vem com um "diazinho" para ser o Dia da Mulher?! Merecemos todos os dias. Já que os obstáculos e conquistas são diárias.


Vejo tantas mulheres guerreiras que contra tudo e todos conseguiram vencer. O mercado de trabalho, por exemplo, para as mulheres é um desafio . Ainda são poucas as empresas que tem como cultura mulheres em cargos de chefia. Sei no íntimo de cada mulher que já atendi na vida o quão duro e trabalhoso foram as suas conquistas da vida.


Eu tenho muitos exemplos de mulheres maravilhosas! Que me inspiram todos os dias. Gostaria realmente que o mundo pudesse ser mais igualitário… temos que seguir conquistando nosso espaço. Sem nunca perdemos a nossa essência que é nosso diferencial. A mulher é tão encantadora na sua complexidade que só faz agregar aos que a cercam. Como diz o pensador: “tem que ser duro sem perder a ternura, jamais.”


Parabéns para todas as lindas mulheres que estão lendo esse texto. Teu dia é todo dia!!! E eu?! Sigo sendo a brega que sou!


Um beijo grande para nós!

Psicóloga Vanessa Campos


Para ver mais artigos de Vanessa Campos clique aqui.

bottom of page