top of page

Ganhando dinheiro com o Turismo de Eventos

Por Lucas Eibs


O turismo de eventos no Brasil é conhecido e movimentado pela realização de congressos, feiras e eventos de cunho profissional, técnico e científico. Nosso país está entre os 20 que mais recebem eventos internacionais. Na prática, percebemos em seu roteiro a inclusão de eventos de entretenimento, religiosos, culturais e manifestações sociais. Essa junção dos setores de turismo e de eventos tem como principal objetivo proporcionar experiências ao turista que visita uma determinada cidade, em determinado período de tempo. É um conjunto de ações que visa a exploração do turismo local, aquecendo a economia e envolvendo principalmente hotelaria, passagens aéreas, traslados, gastronomia, entretenimento e passeios turísticos.


Em sites como o TripAdvisor, as cidades de Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RJ) aparecem como principais destinos turísticos do país e são sede de grandes eventos como o Festival de Cinema de Gramado e Rock in Rio, respectivamente. Também é típico de cidades turísticas investirem em profissionais com habilitação em língua espanhola e inglesa, o que possibilita o atendimento aos turistas estrangeiros.


Festival de Cinema de Gramado - Fonte: http://gramado.blog.br/dicas/horarios-do-cinema-de-gramado/amp/

Outros grandes eventos brasileiros que arrastam multidões e fazem parte do roteiro turístico são: Jornada Mundial da Juventude, Fórum Social Mundial, Oktoberfest e Parada LGBT+. Como semelhança, todos apresentam propósito e edições anuais, o que permite planejamento orçamentário e gestão de expectativas.


Parada LGBT+
Parada LGBT+ / Fonte: www.turismo.gov.br

Como profissional de eventos percebo uma oportunidade pouco explorada pelas marcas. Acredito que as empresas de turismo estejam mais engajadas e envolvidas que as produtoras de evento. No estado do RS temos um potencial muito forte, com a realização da Festa da Uva, Expointer e Fenadoce. Pesquisas apontam que viajar é o maior desejo dos brasileiros e que as práticas de consumo são favoráveis quando se está conhecendo um novo lugar, portanto é necessário ter visão sistêmica sobre esse cenário e atuar em conjunto, explorando possibilidades que atendam necessidades dos consumidores. Aqui na Eléve já falei em edições passadas e reforço: toda experiência necessita de um objetivo e toda experiência gera um resultado. Nesse caso, os resultados são super lucrativos. Aposte em eventos!


Fonte: http://www.brasil.gov.br/editoria/turismo/2015/01/viajar-e-o-maior-desejo-de-consumo-dos-brasileiros


Comments


bottom of page