top of page

Distonia labial: como recuperar a saúde e beleza dos lábios

Dra Luciane Rosa Feksa*

Os lábios são nosso cartão de visita e um dos pontos chave da beleza facial. O que muita gente não percebe é que eles também envelhecem. Esse processo, que chega com o passar dos anos, é chamado de Distonia Labial e faz com que os lábios fiquem mais finos. Ah, no entanto, fatores genéticos também provocam o distúrbio como, por exemplo, o sorriso gengival, quando há exposição de mais de 2 mm de gengiva.



A boa notícia é que existem várias formas de cuidar da saúde e estética dos lábios. Um dos tratamentos mais eficazes contra a Distonia Labial é a toxina botulínica (TB). Quando aplicado na região, ele permite o relaxamento do músculo orbicular da boca. Esse relaxamento favorece o efeito dos músculos de elevação do lábio superior, diminuindo a diferença de proporção entre o lábio superior e o inferior, devolvendo a beleza do sorriso de forma simétrica e aumentando a autoestima do paciente (Imagem 1).


Imagem 1: Distonia Labial- Sorriso Gengival

A aplicação da TB nos músculos depressores faciais tem a finalidade de evitar o chamado “sorriso triste”, também causado pelo envelhecimento, já que os músculos tendem a puxar os lábios para baixo. A toxina pode corrigir e devolver a jovialidade e beleza dos lábios. Porém, um erro na aplicação da toxina botulínica leva a chamada intercorrência, deixando os lábios deformados (Imagem 2).


Imagem 2: Distonia Labial- Erro de Aplicação com TB

A orientação para quem pretende recuperar o sorriso tratando a Distonia Labial é procurar um profissional que conheça anatomia facial, já que temos músculos elevadores e depressores com finalidades distintas. Além, é claro, de entender, também, sobre aplicação da toxina botulínica.


Na Feksa Beauty Place temos profissionais habilitados para devolver a juventude e saúde dos lábios de homens e mulheres. Entre em contato e agenda uma consulta.


*Dr. Luciane Rosa Feksa é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA) e Proprietária na Feksa Beauty Place e Dandara Black, cosméticos para pele negra.

CONTATO

Instagram: @dralucianefeksa

Contato: (51) 996941106

Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre

bottom of page