top of page

Cheiros - Por Vanessa Campos


Google Imagens

Outro dia prometi para vocês que iria falar sobre os cheiros e seus significados. Pois então... não existe fator mais importante para mim que o cheiro de uma pessoa. Sabe que trabalhando todos esses anos na psicologia já pude experienciar que a ansiedade tem cheiro, a loucura também, assim como a depressão e outros estados psicológicos. Acho que hormônios são liberados através da pele da pessoa dependendo o seu estado de espírito.


Como para mim cheiro é algo básico já passei por inúmeras situações inusitadas. Têm pessoas do meu convívio social que evito beijar e abraçar porque iriei ficar com o cheiro delas na minha bochecha é isso é muito desagradável. Já que o cheiro dela para mim não me cai bem.


Acho que minha historia de cheiro começou quando nasci. Acho não, tenho certeza!Meu pai conta que meu cheiro era algo inesquecível. É a coisa mais mimosa ver um homem maduro, como meu pai, durão, enchendo os olhos de lagrimas de emoção recordando do cheiro que eu tinha e que ele já não sente mais. Então sempre foi algo importante para mim os cheiros da minha vida. Nossa e existem tantos cheiros: cidades tem seus cheiros particulares, casas, lugares. Qualquer lembrança e momento terá um cheiro. Acionando em cada uma sensações diversas. O cheiro se conecta diretamente com as emoções sejam elas prazerosas ou não.


Conto então com pesar a seguinte história: namorei um moreno, alto, bonito e sensual. Nossa, desculpa as pessoas que me relacionei, mas certamente ele foi uma das mais bonitas. Como era bonito! Só que o cheiro não rolava. Não encaixava. E tentei juro, por uns meses. E pior que eu era apaixonada psicologicamente por ele. Pelo jeito particular e peculiar que ele tinha. Só que quando tinha contato físico com ele o cheiro dele me atrapalhava muito.


Tenho muitos cheiros guardados no meu coração. Cheiros de paixões, de amores. Que nunca mais irei sentir, mas que estão gravados em mim. Alguns dão saudade. Tem um em especial que cada vez que penso me dá um aperto no peito de dor no coração. O cheiro doce do meu avôzinho querido. Que saudade! Há uns anos atrás senti esse cheiro no centro de Porto Alegre. Sai feito louca atrás. Não achei! Me sentei numa praça e chorei, chorei! De saudade, de tristeza de alegria- tudo junto. Lembrei dele sorrindo para mim sempre carinhoso e gentil.


Agora o melhor cheiro. Inigualável!!!!!!!!! A cada vez que sinto nossa é só alegria. Chega ser uma gana. Quando amo muito, às vezes, tenho uma gana quase visceral. Uma vontade de esganar. De matar de beijos e de tanto amor. Como quando as crianças pegam um pintinho – bem pequeninho na mão e quase matam de tanto que acham bonitinho (hehehe). Sei que contando o que irei falar para vocês vou arrumar uma briga séria. Serão momentos de indignação, reclamações de como eu digo uma coisa dessas na minha coluna. Mas me perdoa meu amor! Vou ter que contar! O melhor cheiro de todos do mundo é o “bafo de dormido da minha filha”. Ela deve estar rindo agora e revirando os olhos. Vai me olhar e dizer: “sério mãe tu é sem noção” hehehe...E vocês devem estar achando, ou confirmando que sou maluca.


Pouco me importa. É o melhor cheiro da existência do planeta. Não existe cheiro mais doce, mais quente... É o melhor! Não vou sentir outro cheiro que seja tão apaixonada por tantos e tantos anos. Hoje entendo a emoção do meu pai quando fala sobre mim. Já sinto certa nostalgia em saber que um dia não irei mais senti-lo. Queria poder guardar esse cheiro num frasquinho e ir lá de vez ou outra me alimentar do amor que sinto por ele. Espero que ele nunca saia da minha memória e muito menos do coração.

Um cheiro a todos.

Até semana que vem.

Vanessa Campos

bottom of page