top of page

Adeus ano velho… feliz ano novo


Este ano passou voando. Todo o ano eu paro e faço uma reflexão sobre tudo o que aconteceu. Este ano não foi diferente. Já fiz o balanço! Saldo positivo. Mas foi um ano estranho. Passou muito rápido, aconteceu muita coisa. Coisas maravilhosas que ficaram guardadas na minha memória e no meu coração. Momentos únicos, pessoas especiais. Mas tiveram acontecimentos que foram muito impactantes. Momentos esses que exigiram de mim o meu melhor. Que me desacomodaram, que me fizeram buscar recursos no fundo da alma para manter o controle e a razão.


Posso dizer que foi um ano de aprendizados, tive mais uma vez que conquistar um degrau no autoconhecimento, no autocontrole e na confiança. Não sei dizer se foi um ano difícil (acho que não), um ano intenso certamente que sim. Pode ser que tenha tentado durante todo 2022 manter o equilíbrio então foi um ano de esforço. Não é fácil manter o equilíbrio na vida.


O transcorrer das coisas já deixa de ser desequilibrado. As mudanças já nos desacomodam. Sim foi um ano de muitas mudanças. De fechamentos de ciclos. De conhecer novas pessoas e ressignificar as relações. De se apaixonar pelas coisas, pelos lugares e pelas circunstâncias da vida. Pode ser que esteja conseguindo seguir o conselho que tanto dou para as pessoas: viver o presente!


Esse ano consegui aplicar esse ensinamento. Pode ser por isso que sinta que foi um ano que passou voando… não fiquei controlando (tentando controlar) a vida … fui seguindo seu curso. Acreditando no movimento do universo e na sua poderosa energia. Pode ser que o meu maior aprendizado nesse ano foi no campo da espiritualidade (não confunda com religiosidade).Fiz minhas rezas- criadas por mim, meditei muito. Escutei o meu silêncio, minhas necessidades, minhas dores e meus desejos. Foi um ano de evolução interna. Daquelas que são tão fortes que são silenciosas.


E ano que vem ?! O que vai rolar? Não sei ao certo! Tô de boa! Sem muita expectativa! Quero seguir nessa caminhada. Tenho meu coração tranquilo (na maior parte do tempo) e um certo sentimento de esperança por 2023.


Só desejo que o tempo possa passar mais lento! Para poder saborear os momentos, lugares e pessoas. Que consiga estar presente de corpo e alma no que eu me propuser. Seja no trabalho, na família, nas amizades, comigo mesma. Pode ser que, pela primeira vez, de verdade, espere encontrar alguém que siga esse caminho ao meu lado saboreando o presente comigo! Quem sabe ?!


E você?! O que espera?!

Que venha 2023

Tim-tim!

Psicóloga Vanessa Campos


Para ver mais artigos de Vanessa Campos clique aqui.

bottom of page