top of page

A transformação do setor da Beleza na pandemia



Bem sabemos que a pandemia da Covid-19 afetou o mundo inteiro, nos obrigando a realizar distanciamento social e mudar muitos, “muitos” hábitos. Essas transformações impactaram de forma profunda vários setores da economia, e não foi diferente com o segmento da Beleza, que foi verdadeiramente sacudido.


Crédito: @studiow.gois

O cancelamento em massa de eventos sociais de todo o tipo, das produções para campanhas, desfiles e de cursos presenciais de Maquiagem fez com os profissionais deste setor tivessem que se reinventar rapidamente para conseguir sobreviver nesse “novo mundo”.


As influencers e as grandes escolas brasileiras do ramo da beleza se focaram na produção de conteúdo online. As lives ganharam fama e se intensificaram e a web passou a ser a sala de aula oficial para workshops e cursos, muitos gratuitos e outros pagos. A oferta foi grande! A parada obrigatória – nada agradável –, mexeu com muita gente, mas quem soube aproveitar o momento pode se qualificar e se aperfeiçoar um pouco mais, absorver informações interessantes e, até mesmo, ter acesso a pesquisas.


Crédito: @studiow.gois

De março para cá, seguimos, ainda, tentando “entender” esse momento, e tirando um valioso tempo para fazer autoavaliação e autoafirmações. Pessoas que já não estavam satisfeitas com o seu negócio decidiram mudar de ramo, outras, reafirmaram e fortaleceram velhos amores. Eu particularmente sempre fui apaixonada por maquiagem desde criança. Naquela época, já adorava maquiar as mulheres da minha família para praticar. Alguns anos se passaram e isso não mudou para mim. Pelo contrário, só aumentou e a maquiagem se tornou minha profissão. Eu amo maquiar e também me maquiar, e faço isso sempre com capricho.


Venho de uma família de mulheres muito fortes e vaidosas, que sempre se cuidaram e se embelezaram. Minha querida avó não abria mão do trio: pó facial, blush e batom, sem falar nos hidratantes e perfumes. Minha mãe sempre gostou de se produzir. Lembro dela comprando produtos da Payot, Helena Rubinstein e Max Factor numa grande loja de departamentos na nossa cidade. Minhas duas tias são craques em muitas camadas de máscara de cílios e batons coloridos. Cada uma dessas mulheres tem um estilo e personalidade bem diferentes, mas são todas maravilhosas. Sem neuras, sem regras. A pandemia me fez parar, pensar e refletir em muitas coisas.


Crédito: @studiow.gois

Como profissional da beleza, dona de um estúdio que por meses teve que ficar fechado, fui diretamente afetada financeiramente. A retomada está sendo lenta, mas com todos os protocolos necessários para garantir a segurança das clientes.


Se tive que me reinventar? Sim! E muito! A rotina agora envolve máscara todo o tempo, face shield, lavagens de mãos constantes, muito álcool em gel 70%, propé e higienização das bancadas e salas de trabalho a cada cliente.


É diferente? Muito! É necessário? Com certeza! A pandemia transformou o setor da beleza, mas nos deu um tempo único para melhorarmos também como pessoas. Nesse tempo, fiz mais de xx cursos de qualificação. Se as coisas voltarão a ser como antes, eu não sei! Mas que saibamos fazer desse limão, uma limonada! A frase é totalmente clichê, mas eu acredito que se cada um fazer a sua parte, sairemos dessa muito mais rápido!



Autora: Vanessa Machry* - Maquiadora Profissional formada pelo Montgomery College de Rockville/MD nos Estados Unidos, e tem vários cursos de especialização no Brasil, inclusive com a renomada especialista Brigitte Calegari. Encarou o desafio de ser Empresária da Beleza desde outubro de 2017 quando abriu o Vanessa Machry Beauty Studio, um espaço que traz a proposta de valorizar a beleza real de cada mulher, da cabeça aos pés.


Instagram: @vanessamachryst


bottom of page