top of page

A lei do retorno


Todos os dias eu deito a cabeça no meu travesseiro da Nasa e durmo tranquilamente. Tenho o sentimento de missão cumprida. Que tudo transcorreu como teria que ser. Muitas vezes, obviamente, as coisas não saem como eu gostaria. Isso é inerente à vida terrena. Se vivermos conectados com a realidade teremos que tolerar as frustrações, as dores, os problemas que vão surgindo com o andar da carruagem.



Digo para vocês porquê eu coloco a cabeça no meu travesseiro serena porque sei no meu íntimo que fiz o meu melhor. Muitas vezes olhando novamente a situação penso: “ bah Vanessa poderia ter feito isso… dito mais aquilo.” Claro que sim! Sempre podemos fazer diferente, comentar jogo jogado é muito fácil. Então se esforçar para dar o seu melhor é o que interessa.


Às possibilidades são infinitas mas acredito que se temos respeito, gratidão e empatia pelo outro iremos tentar fazer o melhor que conseguimos. Acerto sempre? Seguramente que não . Sou humana, também erro, também tenho minhas imperfeições. São nos momentos mais delicados que temos a oportunidade de evoluir e fazer de outra forma.


Não faço isso pelo outro… faço por mim. Para que eu siga conseguindo deitar no meu travesseiro com a alma em paz.


Vejo muitas pessoas perdidas em si mesmo, emanando sentimentos sombrios como inveja, desdém, ingratidão. O mundo seria um tanto quanto melhor se conseguíssemos evoluir nesses sentimentos tão primitivos.


Acredito sinceramente que o amor e a reciprocidade alimenta a nossa alma de esperança. Que esses sentimentos fazem com que vejamos as coisas e pessoas com outros olhos. Olhos mais doces, mais meigos, mais delicados. Com ternura e amor. Acredito que uma pessoa transbordando amor libera uma energia poderosa para o universo.


Acredito na verdade da palavra, sem mentiras e subterfúgios por mais difícil que essa verdade seja! Acredito no olhar sincero, no toque doce. Aprecio a transparência, a sinceridade a lealdade … me entristece muito quando isso tudo não acontece. Mas como sou uma eterna otimista sigo acredito que as pessoas podem dar o seu melhor.


Pode ser por isso tudo que o universo sempre foi generoso comigo. Pode ser por isso que sigo deitando feliz ( quase todos os dias) no meu travesseiro da Nasa!


Um beijo com muito amor para vocês.

Psicóloga Vanessa Campos


Para ver mais artigos de Vanessa Campos clique aqui.

bottom of page