top of page

5 projetos de arquitetura na Mostra Elite que você precisa conhecer

Projetos unem arte, design, beleza e exaltam natureza para viver bem


Loft La Floraison, Studio do Tatuador, Morada Brasilis, Alameda Brasilis e Loft Alice Salazar são destaques na Mostra Elite Design 2021 por suas inspirações, que traduzem novos estilos e conceitos modernos de morar bem. Essa arquitetura expressa não apenas cores e traços, mas sentimentos e emoções em meio às tendências do segmento. O destaque desses espações está para aquilo que alimenta não apenas os olhos, mas a alma e o coração. Confira abaixo, os projetos, autores e peculiaridades, que estão em exposição até 7 de novembro, no Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA).

LOFT LA FLORAISON

Da arquiteta Letícia Alves Arruda, traz toda a proposta da ressignificação dos elementos da natureza com o bem-estar e o novo estilo de morar do homem pós-pandemia. O design biofílico estimula à Programação Neurolinguística (PNL), de forma clean e minimalista, sem excessos, com simplicidade e comodidade, com home-office e espaço de meditação e relaxamento. Os materiais, texturas e cores, devidamente selecionadas, proporcionam sensações de tranquilidade.

Destaque para o terraza de aspecto em granilite, forte tendência na arquitetura moderna, e a Parametre Hunter Douglas, uma divisória sofisticada e inovadora na suíte master, que propõe a separação dos espaços, mas mantém a amplitude dos ambientes, gerando um efeito surpresa para os visitantes.

Mostra Elite 2021
Loft La Floraison / Foto: Alma em Gestos Fotografia

STUDIO DO TATUADOR

Primeiro estúdio de tatuagem da Mostra Elite Design, assinado pelas irmãs Deborah Zimmermann (Designer de Interiores) e Priscila Zimmermann (arquiteta). Projeto ousado e inovador, pois apresenta um estúdio ousado funcional com requinte e muita sofisticação, fugindo do trivial. Presta homenagem ao profissional Chico Morbene, fazendo uma analogia de que a arte na pele deve ser vista de todos os ângulos, inclusive, na arquitetura.


Os traços da marcenaria e as vitrines e fachadas de pubs europeus foram às referências para a construção do projeto, que evidencia as cores sóbrias e detalhes como molduras e cornijas, trazendo a leveza e a sofisticação. Destaque para a champanheira, autoral das irmãs Zimmermann, com degelo, ralo oculto e em forma de uma cuba. Ela tem feito sucesso na mostra entre os visitantes, por ser de mármore nero marquina, apoiada em uma ilha de MDF volakas.

Mostra Elite 2021
Studio do Tatuador / Foto: Yuri Panichi

MORADA BRASILIS

Projeto da arquiteta Bibi Picon, evidencia a arte e a cultura brasileira em todas as suas áreas, fazendo uma pré-homenagem ao Centenário da Semana da Arte Moderna, a ser comemorado em São Paulo, em 2022. A composição do espaço valoriza a natureza, pinturas, esculturas, músicas, livros e artesanato, todos com produtos cuidadosamente selecionados e genuinamente brasileiros. Inspirado na brasilidade, o ambiente cria uma atmosfera da arte abraçando a casa em meio ao design biofílico, combinando tons terrosos, forte tendência da arquitetura moderna.


Destaque para a recepção da arquiteta que toca um piano para os visitantes e pelos móveis, obras e artigos de decoração sofisticados e elegantes, pensados e produzidos exclusivamente para a amostra. Entre eles, o closet no estilo muxarabi, desenvolvido em parceria com a DreamHouse Móveis; o trio de esculturas de Luciano Blanck; as telas de Cristina Dall'Igna, e as luminárias da artesã e artista Jea Voss. Além disso, o aparador, o biombo, a mesa de cabeceira e o sofá são peças autorais da arquiteta, de sua marca Brasilis, lançada paralelamente na mostra, inspirada nos traços, materiais e texturas que remetem às manifestações artísticas e culturais brasileiras.


Mostra Elite 2021
Morada Brasilis / Foto: Yuri Panichi

ALAMEDA BRASILIS

Também assinado pela arquiteta Bibi Picon a convite da Mostra Elite Design 2021, o projeto apresenta uma relação equilibrada entre paisagismo, arte e design. Inspirado também na brasilidade e com produtos exclusivos e genuinamente brasileiros, o ambiente propõe uma experiência instigante e afetiva ao visitante, pois ao entrar e sair da Mostra, o ambiente oferece uma caminhada contemplativa em contato com a natureza, música, arte e design e com espaços instagramáveis para os visitantes. Toda a composição do espaço foi criada especialmente para o projeto, com produtos 100% brasileiros.


Destaque para o lago ornamental, com carpas e vegetação subaquática; o mural colorido de Kelvin Koubik e o mobiliário urbano da De Lazzari, com design inovador e diferenciado e com alto nível de acabamento, tudo ao som da natureza e de músicas da Bossa Nova, além das luminárias decorativas, alimentadas por uma árvore metálica de energia fotovoltaica, mostrando que a sustentabilidade é um dos pilares e tendências da arquitetura contemporânea.


Mostra Elite 2021
Alameda Brasilis / Foto: Yuri Panichi

LOFT ALICE SALAZAR

Das arquitetas Alyssan Medeiros e Gabriela Coelho e a Designer de Interiores Tatiana Coelho, o projeto traz todo um aspecto multifuncional, detalhes minimalistas e valoriza o empoderamento feminino, mostrando que a arquitetura pode construir referências de belezas para muitas mulheres.


A homenagem do projeto é a maquiadora profissional Alice Salazar. Por isso, o dourado, forte tendência na arquitetura, está presente em quase todo o loft para criar uma atmosfera de elegância. A cor é reforçada nos metais, no jogo de cama e pendentes, que contrasta com as cores claras, especificamente, o branco para conferir leveza, requinte e suavidade. As texturas fazem referência à maquiagem, na presença dos tapetes, MDFs e na tela de arte próxima à cama, fazendo uma analogia à paleta de cores das sombras no olho.


Mostra Elite 2021
Loft Alice Salazar / Foto: Mabília Bier Fotografia

Destaque para a versatilidade no aspecto funcional dos ambientes que geram uma sensação de bem-estar. Entre eles, a TV de giro de 360 graus; a sala com um grande móvel abraçando a janela com vista para o Guaíba, e o lustre de macramê e fios dourados, produzido exclusivamente para o projeto e de criação autoral da Designer de Interiores Tatiana. A bancada de maquiagem, ferramenta de trabalho da homenageada, traz toda a sofisticação no espelho redondo e dourado, com luminárias embutidas, estruturada com pés em forma de gavetas articuladas.


Fonte: Evidência Press

bottom of page