top of page

Você conhece o MUAYTHAI? Saiba mais sobre o esporte que virou febre no Brasil

Por Leandro Bang*


leandro bang - muaythai
Foto: Arquivo pessoal/Leandro Bang

No decorrer dos anos, fala-se cada vez mais sobre a quebra dos padrões de corpos perfeitos, antigamente estipulados pela sociedade. Em contrapartida, a preocupação com a saúde e, também, emagrecimento, têm tomado grande proporção em todos os gêneros e faixas etárias.


Surge então um leque de modalidades e, com isso, o grande destaque do momento: Muaythai. No Brasil o futebol é referência e praticado por crianças desde a escola. O mesmo acontece com o Muaythai na Tailândia, seu país de origem. No início da infância crianças já treinam e lutam como adultos, sustentam suas famílias com o dinheiro que ganham nas lutas e vivem o esporte como uma profissão.


Em nosso país, o Muaythai vem se expandindo tanto como modalidade em academias, quanto no quesito de competição, com atletas de alto nível. Diversos atletas brasileiros se destacam em nível nacional e partem em busca de seus sonhos na Tailândia, onde passam a ter melhor estrutura de treinamento e maior ganho financeiro nos combates.


Globais como Bruna Marquezine, Carolina Dieckmann, Angélica, entre outras, praticam a modalidade com frequência e divulgam treinos em suas redes sociais, fato que acabou ajudando para o esporte ter maior visibilidade e procura por pessoas que até então achavam que era uma modalidade somente para competição.


O esporte tem um alto gasto calórico e as aulas são totalmente dinâmicas, com diversos exercícios que você usará a força do próprio corpo e golpes que envolvem socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.


leandro bang - muaythai
Victoria Costa - Foto: Arquivo pessoal/Leandro Bang

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MUAYTHAI


° Queima de calorias

° Tonificação muscular

° Alívio do stress

° Aumento da autoconfiança

° Defesa pessoal


Se você quiser se aperfeiçoar mais do assunto, saber de eventos e noticias sobre o esporte, siga o canal Sulthai News nas redes sociais.


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O MUAYTHAI:


1º Estou “muito” acima do peso, posso treinar muaythai?

Sim. Para você que está acima do peso, a modalidade é uma ótima escolha, pelo alto gasto calórico. Procure um profissional qualificado, que saberá montar um treino adaptado ao seu peso, com isso você terá uma perda significativa de gordura.


2º Como são as aulas?

As aulas duram em média 40 a 60 min, normalmente com 20 minutos de aquecimento aeróbico que envolve exercícios com o uso do peso do próprio corpo. Em seguida, um circuito de golpes na manopla com o professor ou no saco de pancadas.


3º Que roupa devo usar? Preciso comprar algum material?

Uma roupa confortável de academia: shorts, regata, calça leve, etc. Os principais materiais que você vai precisar são as bandagens e luvas. As bandagens são fitas que você envolverá nos pulsos e nas mãos para evitar torções, e as luvas para proteção na hora dos socos. Algumas academias disponibilizam este material para o aluno, mas como o uso é coletivo, aconselho ter o seu próprio material.


4º Vou “lutar” com outras pessoas no treino?

No mundo da luta, chamamos isto de "sparring", que é o treino que você vai simular uma luta com um parceiro. Alguns professores aderem ao sparring entre os alunos, mas com o consentimento dos próprios. Caso você não se sinta confortável, aconselho pedir ao seu professor que tire do seu cronograma de treino.


5º Existe a possibilidade de fazer treino individual?

Sim, eu desenvolvo um trabalho de personal muaythai, atendendo em casas, condomínios, ao ar livre e academias em Porto Alegre, podendo ser individual ou em pequenos grupos. Aos finais de semana, durante o verão, atendo no litoral gaúcho. Além de mim, existem mais de 10 personais de muaythai na cidade, que desenvolvem um ótimo trabalho.


QUER SABER MAIS SOBRE MUAYTHAI?

Tire suas dúvidas:

WhatsApp: (51) 993035068

Instagram: @leandrobangf

Facebook: /leandrobang


* Leandro Bang Fialho é atleta profissional (Scorpion Muaythai), personal fight

árbitro de Muaythai pela Escola Kamankan Brasil e idealizador e produtor do maior canal de Muaythai do Rio Grande do Sul - (SulThai News)

Website: https://personalleandrobang.iblackbelt.com.br/Website

bottom of page