top of page

Vamos encerrar 2020 agradecendo?


Mais um ano se finda. 2020 foi bastante atribulado em todas as atividades, estamos enfrentando algo jamais imaginado que enfrentaríamos neste ano. Mas você vai encerrar ele reclamando ou sendo grato?




Pelo que você foi grato hoje? Quando leio essa pergunta, penso na dificuldade de muitas pessoas em manter o pensamento saudável em momentos como esse em que estamos vivendo. Não é fácil manter-se grato ou otimista quando somos bombardeados por notícias a respeito de mais mortes diárias no mundo, previsão de escassez de recursos médicos, crise econômica, preocupações e incertezas sobre nossa vida após essa pandemia do Coronavírus.


O que quero dizer é que, ter atitudes positivas com você mesmo é uma maneira saudável de ser mais gentil consigo e promover esperança por dias melhores. Para aprender a se manter emocionalmente saudável em momentos tão difíceis, exercer a gratidão diariamente poderá te ajudar a minimizar possíveis efeitos negativos dessa pandemia.


Então, que tal exercitarmos a gratidão agora?


Hoje o Brasil já contabiliza 182.799 mortes devido a Covid-19 e você que está lendo essa coluna, não faz parte desses números. Pode ser que seu ano tenha lhe feito chorar, lhe deixado ansioso, adiado planos, perdido dinheiro... mas você está vivo.


Um exercício muito bom neste momento, é a escrita. Comece hoje escrevendo pelo que você é grato, isso vai te ajudar a diminuir a ansiedade, modificar o pensamento negativo para um pensamento mais positivo e funcional, foque no hoje apenas, desenvolva a empatia e compaixão com você e com o próximo e amplie a motivação para escolhas que promovam a saúde e o seu bem estar.


Essa simples ação poderá lhe trazer inúmeros benefícios e amenizar suas angústias, então faça esse exercício hoje mesmo – pare por um tempo, escreva algo bom, preste atenção em coisas positivas que estão a sua volta e se desafie a ser uma pessoa melhor para você mesmo, começando pela gratidão – independente do motivo!



Mas e aí? Vamos reclamar por essa pandemia que dura meses, que não depende de nós para encerrar, que não temos culpa e que nem sabemos quando vai terminar? Vamos agradecer por ter saúde, trabalho, família, amor...?


Essa não foi a primeira e nem será a última vez em que você sofre oscilações. Anos foram maiores, anos foram menores, mas sempre houveram e haverão, seja por um motivo, ou seja, por outro. Sei que não é fácil, pois passo o mesmo, com minhas preocupações, mas estou me esforçando ao máximo, pois nada vale mais a pena do que nosso bem-estar.


Enquanto nos sentamos em nossas casas, há milhares de pessoas em camas de hospital lutando pela vida. Sempre há coisas pelas quais devemos agradecer (mesmo agora), e a gratidão nos lembra o quão especiais, bonitas e afortunadas são nossas vidas, mesmo sob condições estressantes ou perigosas.


Eu duvido que neste momento, você não deve ter no mínimo 3 coisas para agradecer.


Provavelmente será difícil lembrar de coisas que você pode apreciar, pois tudo pode parecer terrível, porém, talvez estamos pensando só em nós, mas podemos ser gratos pelos heróis da saúde, pelos entes queridos que continuam ao nosso lado, pela casa que nos abriga...


Me lembro quando eu morava no Rio de Janeiro em 2010, passava por uma fase muito complicada e uma amiga me ensinou a toda noite agradecer, não pedir nada, pois a gratidão faria com que coisas melhores viessem a mim. E desde então faço isso, não peço, só agradeço, e confirmo que realmente funciona. Está ruim para você? De uma volta na quadra da sua casa e olhe ao redor, olhe as pessoas nas ruas, pessoas que passam por você, todos tem problemas, todos tem preocupações, basta cada um saber lidar com eles.


Você deve ter razões para ser grato hoje antes de dormir. Ao praticar isso, as coisas pelas quais você é grato se tornarão mais específicas para sua própria vida. Se você luta, pense fora da caixa. Não importa quanto tempo o seu cérebro leva para aterrar nas coisas pelas quais você é grato, apenas que você concentra sua mente na gratidão.


A prática da gratidão não é apenas importante para fazer você se sentir melhor psicologicamente durante esta crise, também pode ajudar sua saúde física em resposta a infecções respiratórias e em geral. Limitar a preocupação com o COVID-19 pode realmente melhorar seu resultado, caso você o contrate.


Mantenha a calma e continue. Nós vamos passar por isso. A vida voltará ao normal. Pode ser um novo tipo de normal, mas tudo isso será uma memória um dia.


Vivemos em uma bolha. Perdemos o contato com os vizinhos, ficamos obcecados pela imagem, caímos em depressão... Crise traz o melhor das pessoas. A crise nos lembra por que é importante celebrar todos os dias e compartilhar nosso amor com a família, vizinhos e amigos. A crise nos lembra de como somos sortudos e de como é importante cuidar de nós mesmos, de nossas comunidades e de nosso planeta.


À medida que enfrentamos esta crise, tenhamos a sorte de lembrar as lições que ela tem para nos ensinar, para que possamos continuar a lutar por um amanhã melhor.


Desejo a todos um feliz natal e um 2021 de muito saúde e amor no coração de todos!



*Vagner Oliveira - Advogado

Especialista em Direito Homoafetivo

Pós-Graduado em Processo Civil

Instagram: @eu.vagner

bottom of page