Tom e Jerry - Afinal gatos e roedores podem conviver juntos?

Por Luigi Bitencourt


Recentemente o famoso desenho Tom e Jerry voltou às telas do cinema, onde o gato Tom persegue e interage com o ratinho Jerry. Mas será que na vida real gatos e roedores podem conviver em paz? Vem cá que eu te conto.


Imagem: Divulgação

Infelizmente a resposta é mais ou menos. Por instinto animal os gatos tendem a perseguir ou querer brincar com os ratos, podendo machucá-los. Seguem 4 dicas, para quem quer tornar mais tranquila a hospedagem de um felino e um roedor em sua casa:


1- Ofereça uma interação. O hamster chegou na casa onde já tinha um gato e agora? Apresente para o felino, com muito cuidado, seu novo companheiro. Porém os hamsters são muito sensíveis e, ao sentirem-se acuados, se assustam e sofrem muito. Então, nunca force uma aproximação, e de preferência mantenha o hamster dentro de uma gaiola para oferecer uma maior segurança.


2- Ofereça um lugar seguro ao roedor. Pelos hamsters serem mais fracos e frágeis, comparados aos gatos, é fundamental que eles fiquem numa gaiola bem segura. E também ao sair de casa, nunca deixe o roedor no mesmo ambiente do felino pois, pelo instinto animal, o gato tende a querer interagir ou caçar o hamster.


3 - Gato entretido é gato feliz e sociável. Sempre tenha brinquedos e entretenimento para o felino brincar e desestressar. Além de favorável para o bem estar dele, isso ajuda a torna-lo mais calmo e sociável com os humanos e com o roedor.


4- Individualidade sempre. Os gatos tendem a ser mais agitados e gostar de um canto para descansar. Já os hamsters gostam de ficar na sua gaiola e sem muita interação com outros animais de espécies diferentes. Isso tende a estressar os pequenos pets e podem até causar problemas de saúde. Portanto dê preferência para cada animal ficar em um cômodo diferente.


O convívio de gatos e ratos até é possível com essas dicas. Porém, não são as espécies mais ideais de convivência. Por isso pense bem antes de comprar ou adotar um hamster ou um gato, para que ambos os pets consigam viverem em paz.

.

Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.



CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco