top of page

Tipos de Peelings: entenda as indicações e diferenças

Dra. Tássia Tremea de Deus*

Com a chegada do inverno, a procura pelo Peeling aumenta muito. E não é por menos. Ele ajuda a estimular a renovação das células da pele através de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas, enzimáticas ou de métodos físicos, como a dermoabrasão.


O procedimento é utilizado para clarear manchas, atenuar rugas e sinais resultantes da acne, além de atuar no tratamento de rugas e linhas de expressão. Os Peelings químicos são feitos com a aplicação de agentes, como o ácido retinóico, entre outros, que removem as camadas superficiais da pele, para que depois ela se regenere com uma aparência melhor.


Já os Peeling enzimáticos esfoliam o estrato córneo da pele. São utilizados como princípios ativos enzimas como a bromelina (originada do abacaxi), papaína (originada do mamão papaia) e enzimas da romã. Estimulam a síntese de pré-colágeno I. Indicados para tratamento anti-idade, antiacne e peles fotolesadas. Além do Peeling químico e enzimático, o físico também é utilizado por meio de agentes que induzem a descamação.


Os procedimentos podem agir de maneira superficial, média ou profunda.


Mas atenção com os cuidados antes e após aplicação. Alguns tipos de peeling requerem cuidados prévios, então o preparo da pele é necessário. Se for realizar um peeling com o objetivo de clarear manchas, o uso de um creme clareador combinado com ácido retinóico pode garantir resultados melhores. Após o peeling, aposte no uso de sabonetes neutros nos primeiros dias e depois do procedimento, Água Thermal e "Home Care” que é indicado no dia da Avaliação Personalizada. Além disso, use hidratantes com Vitamina C Lipossomada e evite a exposição ao sol sem proteção, dando preferência a protetores próprios para peles sensíveis.



* Dra. Tássia Tremea de Deus é sócia proprietária da Le Fohat Estética e Saúde LTDA, pós-graduada em Biomedicina Estética pelo NEPUGA e Graduada em Biomedicina com ênfase em Patologia Clínica pela Universidade Feevale. Realizou cursos avançados na área de estética e atua na Docência em Programa de Pós-Graduação em Estética.


Instagram: @lefohat

Contato: (51) 996941106

Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre

bottom of page