The Rotary Foundation

Por Felipe Saraiva*


Buscar o seu lugar no mundo é um esforço constante de todos, mas o amanhã ainda não existe, o ontem muito menos, basta respirar fundo e perceber que só existe o agora, este “agora” também conhecido como “presente” é justamente o que importa! Neste presente tão valioso, como você está?


Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Em uma das minhas últimas colunas questionei se a forma com que você vive está beneficiando você e a outros seres, uma forma simples de fazer isso é compor uma organização que se preocupa com o próximo, promove a união e age para um bem maior. Hoje, falo do Rotary Club.


Você conhece o Rotary Club? Esse questionamento é oportuno, gostaria de saber se você possui conhecimento em relação as ações, objetivos, aplicações e dos projetos que essa organização está focada em realizar.


Quando adolescente, tive a oportunidade de compor esta organização que tanto promove o bem, tendo como um de seus principais lemas: fazer o bem, sem olhar a quem!


FUNDAÇÃO


O Rotary começou com a visão de um homem: Paul Harris. Advogado, formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 com o simples objetivo de unir profissionais de diferentes setores que pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras. Com o tempo, o Rotary evoluiu e ampliou o alcance a visão para serviços humanitários.



Foto: Divulgação Rotary Internacional
“Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.” Paul Harris – Fundador do Rotary

Com o intuito de criar vínculos internacionais, melhorar a qualidade de vida e construir um mundo mais pacífico, o Rotary Club atua em seis áreas específicas, sendo essas: Promoção da Paz, Combate a Doenças, Água Limpa e Saneamento, Saúde de Mães e Filhos, Apoio à Educação e Desenvolvimento Econômico.


Ao fazer parte desta organização, você se une e 35.000 Rotary Clubs e a 1.200.000 de pessoas do mundo inteiro para fazer o bem.


IDENTIFICAÇÃO


É muito comum passar pelas cidades e reconhecer o emblema do Rotary nos pórticos de entrada, mas o que significa o Distintivo Rotário?


O primeiro desenho da roda foi feito por Montague Bear, rotário de Chicago que projetou uma simples roda de trem, com alguns traços ao seu redor para dar a perspectiva de movimento. O projeto desta roda tem a finalidade de transmitir a ideia de “civilização e movimento”. Os 24 dentes da roda representam as 24 horas do dia onde cada rotário deve viver o Rotary em ação e pensamento. Os 06 raios representam as qualidades essenciais, sendo essas: Família, Ação, Amizade, Profissão, Religião e Instituição. Por fim, a cor dourada representa a nobreza e a legitimidade dos propósitos e a cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos.



Distintivo Rotary International

INTERACT CLUB


O Interact Club é o grupo de jovens do Rotary, que une pessoas de 12 a 18 anos para desenvolverem suas habilidades de liderança e descobrirem a força do lema “Dar de Si antes de Pensar em Si”. Este foi o meu primeiro passo rumo a este caminho de fazer o bem ao próximo e onde conquistei a minha primeira oportunidade profissional. A diretora da escola onde eu estudava no ensino médio fazia parte do Rotary e me indicou para uma vaga de emprego na empresa de outro integrante. O gesto da Diretora, fez com que eu entendesse que ser uma pessoa que se preocupa com as outras, traz diversos benefícios.


DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO


O Rotary, por se tratar de uma rede com o objetivo de construir um mundo melhor, onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras, valoriza a diversidade e acolhe com prazer as contribuições de pessoas de todas as origens, seja qual for sua idade, etnia, raça, cor, habilidade, religião, condição socioeconômica, cultura, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero.


Existem tantas formas de fazer a diferença na vida das outras pessoas, é tão gratificante ver o olho brilhar em forma de agradecimento por uma simples ação. Faça a diferença, se conecte com o outro, amplie o seu campo de visão e passe a olhar o ser ao seu lado. Estamos todos juntos nessa, chegou a hora de criarmos um novo futuro, mais aberto, inclusivo e justo para todos, que desenvolva a boa vontade e que seja benéfico para as nossas comunidades.



*Felipe Saraiva - Administrador de Empresas

Especialista em Marketing e Responsabilidade Socioambiental

Contato: fellipesaraiva@hotmail.com

Ver outros textos de Felipe Saraiva.

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco