Somos como cebola - Por Vanessa Campos



Sim ! Somos como uma cebola… cheios de camada. Algumas mais finas , outras mais grossas, umas maduras outras meio verdes. Eventualmente numa cebola temos um pedacinho estragado que delicadamente retiramos. Somos camadas e mais camadas de sentimentos , emoções , crenças, desejos, mágoas , lembranças, valores. O miolo é lá no fundo … pequenino: pode ser que ali seja a nossa essência nessa louca analogia.


Quanto mais penso sobre mim mais consigo entender o ser humano . Nesse mês foi mais uma camada que tirei. Nunca havia pensado sobre isso tão profundamente. Compartilho o meu questionamento com vocês: “O que te seduz nessa vida , Vanessa?” (pensei lá pelas tantas)

Sim… o que brilha o olho! Aquilo que magnetiza a alma… que desejo! Que encanta perdidamente. São tantas e tantas coisas que o mundo nos possibilita. Viagens ao exterior (gosto muito), joias com brilhantes (nunca vi como brilha esse treco) ,relógios exclusivos(adoraria) , carros turbinados e tecnológicos, jantares assinados pelos chef renomados, apartamentos luxuosos…passaria eu aqui descrevendo as tantas seduções que a vida oferece! Sim são inúmeras… mas esse mês me dei conta dessa nova camada… o que me seduz é algo tão difícil e singelo que é artigo de luxo na atualidade : A PAZ!


Sim… paz de alma , paz de espírito, paz nas relações, paz no corpo, paz consigo e com os outros. Paz um estado anímico de tranquilidade e equilíbrio ! É isso !!! Simples … mas caro ! Pode ser que seja mais luxuoso que todos esses itens que sugeri acima . Sim porque não conseguimos comprar com notas de dinheiro, muito menos passar o cartão de crédito. Caro porque o mundo a todo instante te prega uma peça para tirar a tua paz. Luto diariamente para tentar manter o equilíbrio…


Não tem sido fácil … uma “peleia das braba” silenciosa comigo mesmo (desculpa a redundância).Uns dias sou quase uma zen budista ,em outros…um samurai lutando com sua espada habilidosamente para vencer a batalha…. Da vida pelo equilíbrio!


Eu… seguindo meu lema de vida : a persistência. Vivendo de amor, paixão … espero que consiga ser todos os dias seduzida por ela… a MINHA tão desejada PAZ!


E você? O que te seduz ?


Um beijo grande até a próxima

Psicóloga Vanessa Campos