top of page

Sobrancelhas: Quanto mais natural, melhor!

Super finas, arredondadas, minimalistas ou em formato de acento circunflexo... No último século, as sobrancelhas passaram por mudanças significativas. Mas, de 2010 para cá, uma tendência vem se consolidando com força entre aqueles que optam por redesenhar a chamada “moldura do olhar”.



Posso dizer que oito em cada 10 clientes que entram no meu estúdio, em Porto Alegre, pedem sobrancelhas com ar natural e mais grossas. Antenadas, muitas famosas já aderiram a esse estilo, como Mariana Goldfarb, Cara Delevingne, Lily Collins e Kéfera.


As pessoas estão percebendo que retirar demais os pelos e, muitas vezes de forma inadequada, pode causar danos e falhas irreversíveis. Gosto sempre de manter o maior número de pelos naturais possíveis, levando em consideração o desenho natural. Em alguns casos, quando necessário, realizo técnicas de recuperação que estimulam o crescimento e o fortalecimento.

Uma alternativa para quem deseja o design dos fios mais espessos, mas não possui pelos suficientes é realizar uma Micropigmentação. Das várias técnicas disponíveis hoje no mercado da beleza, a mais procurada é a Microblading – Fio a Fio Realista, pois cobre, preenche e dá volume às sobrancelhas.


Com duração de 6 a 15 meses, ela consiste em desenhar manualmente fios ultrafinos e depositar pigmentos de cor semelhantes aos dos pelos naturais. A técnica é indolor e feita com materiais descartáveis, de acordo com as normas de Biossegurança.


É muito importante que se escolha um profissional que realize o procedimento segundo as normas da ANVISA. Não basta ter apenas conhecimento sobre a técnica, é preciso proporcionar saúde e bem-estar para os clientes.


O trabalho da designer de sobrancelhas passa por tornar o rosto mais rejuvenescido e harmonioso, considerando aspectos como formato de rosto, flacidez facial e sinais da idade. Em alguns casos, as sobrancelhas mais grossas podem envelhecer e entristecer o rosto. Um exemplo disso é a atriz Malu Mader. Até os 40 anos, este formato a favorecia. Hoje, com 51 anos, ele a deixa com um ar entristecido.


sobrancelhas malu mader
Google Imagens

Seguindo a linha do natural, o #UnibrownMovement, movimento que adota o uso das “monocelhas” tem ganhado força entre celebridades internacionais, como a modelo Sophia Hadjipanteli. Acredito que esta nova tendência tenha a ver com causas defendidas pelo Feminismo, mas também está ligada com a rotina turbulenta e sem tempo que toma conta da vida das mulheres.


Como profissional em design de sobrancelhas, acredito que seja uma moda passageira, principalmente, entre as brasileiras, que estão entre as mulheres mais vaidosas do mundo. As sobrancelhas continuarão mais grossas e com aspecto natural, mas de forma limpa, sem prejudicar a harmonia e a beleza da face, e dando destaque para o olhar. Entra aí a importância de procurar sempre um profissional do ramo. Ele usará a melhor técnica para cada pessoa, o que resultará em sobrancelhas lindas, grossas, naturais e autoestima elevadíssima.


Confira seis dicas para deixar as sobrancelhas lindas, volumosas e com aspecto natural:


1. Higienize diariamente o rosto com água fria ou Micelar. Isso manterá os poros limpos e desobstruídos, o que, a longo prazo, evitará a queda dos fios.


2. Não aplique base, filtro solar ou hidratante nas sobrancelhas, pois causa obstrução dos poros e, consequentemente, a queda dos pelos.


3. Penteie as sobrancelhas delicadamente, diariamente. Esse hábito ativa a circulação sanguínea e estimula o crescimento dos pelos.


4. Ao pintar as sobrancelhas, opte pela sombra marrom fosca, aplicada com pincel chanfrado. O atrito do lápis ao pigmentar a pele, pode causar a queda do pelo.


5. Converse com o seu dermatologista e peça indicação de produtos específicos para o crescimento e a saúde dos pelos das sobrancelhas.


6. E, muito importante: não mexa nas sobrancelhas em casa! Procure um especialista para cuidar delas. Além de dominar várias técnicas, ele te indicará a mais adequada para o seu caso.


Até a próxima! Ana Paula Oliveira

bottom of page