top of page

Sarau do Rio homenageia os 200 anos de São Leopoldo

Agora com dois dias, a primeira edição do evento multicultural será 09 e 10 de março, e comemorativo aos 200 anos de São Leopoldo



Um dos mais importantes e legais eventos multiculturais do Vale dos Sinos cresceu. Neste ano, o Sarau do Rio será realizado em dois dias e fará uma homenagem aos 200 anos de São Leopoldo. A primeira edição ocorrerá nos dias 09 e 10 de março no Museu do Rio (Rua da Praia), à beira do Rio dos Sinos, um dos cartões postais do município. Com entrada franca, o projeto apresentará uma programação variada para toda família no sábado, a partir das 16h30min, e no domingo, a partir das 13h.

 

 "Será um ano muito especial para o Sarau do Rio. São 200 da nossa querida cidade. Serão dois dias de programação. Teremos uma maior presença feminina e negra, bem como uma maior diversidade de estilos", afirma Klau Brentano, presidente da ALEC - Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, organizadora do evento. Até o ano passado, o Sarau do Rio ocorria na tarde de um único dia – o domingo.

De acordo com Klau, essa ampliação para dois dias era uma vontade antiga da comunidade. Com isso, a expectativa é que o público dobre. Em 2023, em três edições, o total de público foi de oito mil pessoas. Outros três saraus estão previstos para 2024: 18 e 19 de maio, 27 e 28 de julho e 9 e 10 de novembro.

 

 Ao ar livre e em meio à natureza, o público vai poder curtir cerca de 20 atrações, entre espetáculos de teatro, oficina de arte com Klau Brentano, Oficina de Muralismo com Rogério Tosca, além das já tradicionais apresentações musicais, com destaque para A Sbørnia Køntr'atracka, celebrando 40 anos de Sbørnia e Carlinhos Carneiro, brindando os 25 anos da banda Bidê ou Balde.  A fada das Bolhas, que diverte e encanta através das bolhas de sabão também estará entre as atrações.

 

Já dentro do Museu do Rio, os visitantes poderão conferir uma exposição de artes visuais assinada pela artista Estela Seifert. Além das obras, a arquitetura e a história do museu poderão ser apreciadas. O local abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade Leopoldense e da região, com o objetivo de manter viva a memória da Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, um dos mais importantes do Rio do Sul.  A edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos é datada de meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo.    

 

Feira Criativa, Gastronomia e Pet Friendly 


Nesta edição, são esperados mais de 20 expositores da Feira Criativa, que ficarão no pátio do Museu do Rio e ao longo da Rua da Praia. A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de Food Trucks, com deliciosos menus e bebidas.

 

O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), através das leis federal e estadual de incentivo à cultura, conta com o patrocínio master da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás, patrocínio da Unimed Vale do Sinos e Ferramentas Gedore do Brasil, copatrocínio da Unique Rubber e Superlegal Brinquedos, apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Cultura de São Leopoldo, da Prefeitura de São Leopoldo, financiamento do Pró-Cultura LIC/RS e realização da ALEC, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO*

 

SARAU DO RIO – Dos 200 anos

 

Dia 9/3 – Sábado

 

Palco principal:

16h30 – DJ Tielo

17h – Jimi Barba

18h15 – Ícona Rock

19h – Diretoria

20h15 – Abertura oficial da temporada 2024 do Sarau do Rio

20h30 – A Sbornia Kontr'atracka - 40 anos

 

Terreno cultural:

17h45 – Espetáculo "Entrelaços" - Margaridas em Cena

18h45 – Banda Típica Os Parentes

20h - Banda Típica Os Parentes

 

Ações paralelas:

Exposição de Arte – artista Estela Seifert

Fada das Bolhas

Feira Criativa

 

Dia 10/3 – Domingo

 

Palco principal:

13h – DJ Tielo

13h30 – Duo Ananse

14h45 – Dudel

16h – Chico Paz

17h30 – Samba das Patroas

19h – Carlinhos Carneiro celebrando 25 anos de Bidê ou Balde

 

Terreno cultural:

14h15 - Grupo Triviatto

15h30 – Banda Típica Os Parentes

16h30 – Contação de histórias com a contadora Carmen Lima

17h – Apresentação de Dança Alemã - Grupo Baumschneis

18h15 – Palco aberto

 

Ações paralelas:

Exposição de Arte – artista Estela Seifert

Fada das Bolhas

Oficina de arte com Klau Brentano

Oficina de Muralismo com Rogério Tosca

Feira Criativa

 

 *Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva, o evento será mantido. Só haverá cancelamento no caso de chuva forte com riscos de alagamento no local

 

SERVIÇO:

O que: Sarau do Rio

Data: 09 e 10 de março

Horário: sábado, a partir das 16h30min, e domingo, a partir das 13h

Local: Museu do Rio (Rua da Praia – São Leopoldo)

Classificação: livre

Entrada gratuita

 

SIGA NAS REDES:

Evento: @saraudorio

Lei de Incentivo à CulturaPatrocínio máster: @sulgas_rsPatrocínio: @unimedvaledosinos | @gedorebrasilCopatrocínio: @uniquerubberoficial | @superlegalbrinquedosApoio: @semmamsaoleo | @prefasaoleo | @secult_saoleoPlanejamento cultural: @prodsimplesassimFinanciamento Pró-Cultura LIC RS @sedacRealização: @esporteculturaalec @MINC Governo Federal - União e Reconstrução

 

SOBRE ALEC,

Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, tem como objetivo fomentar o esporte e a cultura em todo o estado do Rio Grande do Sul, através da realização de eventos e gerenciamento de equipes e projetos educativos vinculados ao Esporte, à Cultura e ao Lazer. Desde a sua fundação no ano de 2010, a Associação já realizou, em parceria com diversas entidades e empresas gaúchas, inúmeros eventos esportivos e culturais, agregando grande valor a cada ação realizada, instantaneamente repassado aos patrocinadores de seus eventos e projetos.

Comentários


bottom of page