top of page

QUEM NÃO GOSTA DE LER, BOM SUJEITO NÃO É!

Por Felipe Saraiva*


Com essa frase podemos refletir sobre este hábito tão incrível que é a leitura. Através dela que aprendemos, ensinamos ou simplesmente fugimos da realidade, nos transportando para histórias encantadas, aonde príncipes e princesas vivem felizes para sempre. Particularmente amo livros, considero o melhor presente para se dar e receber, reflito como já perdi as contas de quantas vezes presenteei as pessoas com livros, aquele cheirinho de novo, as folhas ainda coladas jamais folheadas, uma história pronta a ser contada e admirada pelo seu leitor.


Dia do Livro
Google Imagens

Você sabia que o hábito de ler é a opção de cultura mais procurada pelos brasileiros? Está a frente de opções como cinema, teatro, exposições de arte, shows de músicas, espetáculos de dança e museu. Este público ainda alega que não lê mais em virtude dos preços praticados para a aquisição de livros. Fico maravilhado com as diversas possibilidades que temos a nossa disposição e como um bom profissional que se preocupa com o meio ambiente, não poderia deixar de comentar sobre a utilização de papeis para a fabricação de livros e explanar sobre o início deste assunto tão importante e encantador. No período de 30.000 a 25.000 a.C, temos registrado a história do homem da idade da pedra, podendo considerar as pinturas nas paredes das cavernas como os primeiros registros contados na história, esta prática possui o nome de pictografia, que nada mais é que o sistema primitivo de escrita, que retrata as ideias através de cenas figuradas ou simbólicas.


dia do livro - pictografia
Pictografia - Google Imagens

Seguindo mais adiante na história, podemos citar como fonte de conhecimento os papiros e pergaminhos, os papiros eram criados a partir de uma planta vegetal egípcia, já os pergaminhos eram feitos de pele de animais que eram tratadas adequadamente com o objetivo de manter registrado informações.


dia do livro - pictografia
Pictografia - Google Imagens

Todos estes artigos supramencionados deram espaço para o nosso tão conhecido e amado LIVRO, surgindo este com o objetivo de armazenar a memória da humanidade. Não podemos esquecer que a leitura tomou uma proporção muito grande, atualmente esse hábito pode ser realizado pelo seu smartphone, computador, e-reader, enfim, de diversas maneiras.


Confesso que aderi ao consumo dos e-books (livros digitais), acho incrível a possibilidade de possuir vários livros a minha disposição, logo eu que adoro ler vários livros ao mesmo tempo, fluindo entre romances, ficção, filosofia e o que mais eu quiser ler naquele momento! A utilização do consumo de e-books no mercado, revolucionou a forma de leitura dos usuários, fazendo com que a degradação seja menor para fabricação/publicação de livros, mas engana-se quem pensa que utilizar e-readers, smartphones ou outros meios digitais para leitura é mais sustentável, pois existe uma variável que não analisamos, que é a fabricação destes artigos, fabricação esta que possui um impacto muito maior para com o meio ambiente, do que a simples produção de livros em papel.


dia do livro
Google Imagens

Trazendo o tema “leitura” para o meio empresarial, podemos identificar diversas organizações que estão atentas a este hábito tão importante, promovendo ações junto aos seus profissionais, motivando-os a aplicar este em sua rotina. Uma pessoa que possui o hábito de ler, desenvolve diversos benefícios para suas atividades profissionais, tais como: melhoria no funcionamento do cérebro, estímulo a criatividade, desenvolvimento do senso crítico, além de provocar a empatia do leitor. Trago essa discussão, pois estamos no mês do dia nacional do livro, que comemoramos no dia 29 de outubro. Em virtude desta data tão especial, diversos municípios promovem feiras com o intuito de incitar o consumo e a prática deste hábito tão encantador.


O município de Porto Alegre detém a maior e mais famosa feira do livro do estado do Rio Grande do Sul, que acontece entre os dias 01 e 17 de novembro de 2019 na Praça da Alfândega. Convido todos os leitores apaixonados, como eu a prestigiar este evento e contribuir para com os profissionais que se empenham e dedicam suas vidas a melhorar a nossa.


*Felipe Saraiva - Administrador de Empresas

Especialista em Marketing e Responsabilidade Socioambiental

bottom of page