Quando falamos de qualidade a primeira associação que temos é de atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes, porém vamos parar e analisar os benefícios da qualidade para outros segmentos de uma determinada organização.
O setor de qualidade é uma característica de grandes empresas que possuem essa preocupação para com os seus clientes ou que é imposto por estes para atender determinado grau de exigência.
A qualidade dentro de uma empresa é necessária para apoiar os outros setores e orientar os melhores caminhos a serem seguidos. A implementação desse setor permite que as decisões acerca das diretrizes a serem seguidas sejam de responsabilidade dos profissionais capacitados para isso.
QUEM SÃO ESSES PROFISSIONAIS?
Engana-se quem pensa que os profissionais de qualidade precisam ser aqueles voltados apenas para padronizar os processos e que devem ter um perfil voltado para rotinas. Os profissionais de qualidade necessitam de constante qualificação e capacitação, uma vez que precisam entender como toda a organização opera.
Me orgulha muito ter escolhido esse ramo de atuação, pois com ele pude entender diversos processos e conhecer melhor o como as organizações operam de forma geral. Por isso insisto na importância de entender bem tudo o que acontece a sua volta.
Outro ponto a ser analisado e ressaltado é a importância de saber se portar em todos os ambientes, pois esses profissionais necessitam comunicar-se de forma eficaz com os colaboradores.
DIFERENCIAL ESTRATÉGICO
Determinadas organizações utilizam a Qualidade para se diferenciar dos seus concorrentes, pois entende-se que uma empresa que possua essa preocupação em trabalhar com melhorias contínuas, padronizações de processos e alinhamento de não-conformidades, cuida melhor de suas atividades organizacionais e possuem mais responsabilidade e desenvolvimento.
Para que esse setor possa realmente prosperar dentro de uma empresa são necessários o apoio e o engajamento da direção, pois lamentavelmente algumas dessas empresas que possuem esse setor buscam apenas certificações como “marketing” para os seus negócios e acabam esquecendo as vantagens operacionais que podem ocorrer com essa influência.
PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE QUALIDADE
Todos os profissionais que trabalham diretamente com esse setor conhecem os oito princípios que moldam esse processo, sendo esses: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processos, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisão e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. Pretendo escrever sobre esses princípios em uma próxima coluna, onde descreverei as especificações de cada um e como todos se complementam em um modelo de gestão eficaz.
VANTAGENS DE POSSUIR UM SETOR DE QUALIDADE
É a direção da empresa quem dita quais são as regras as serem seguidas, mas é o setor de qualidade que garante que todos os objetivos, diretrizes e determinações sejam realmente seguidas. Cabe a esse setor monitorar os resultados e realizar as devidas ações caso algo saia do planejado.
Assegurar que o seu produto/serviço seja prestado da melhor forma, desde a concepção da matéria-prima até a entrega final ao seu cliente, as atividades de pós-entrega podem ou não ser consideradas de responsabilidade do setor de qualidade também.
Demonstrar para os seus clientes que as necessidades e expectativas deles são importantes para você e para os seus colaboradores é a chave do negócio.
Pratique qualidade e opere com excelência!
Autor: Felipe Saraiva - Administrador de Empresas
Especialista em Marketing e Responsabilidade Socioambiental
Contato: fellipesaraiva@hotmail.com
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