Por Luigi Bitencourt*
Olá, leitores da revista Eléve. Hoje vamos entender o que há por trás de um dos comportamentos mais normais dos gatos. Também falarei sobre o que fazer quando você for mordido ou arranhado pelo seu felino.
Afinal, às vezes, por que meu gato me morde?
Bem, existem três principais causas: dor, estresse ou um ato de brincar.
Dor: Assim como os humanos, quando seu gato está doente ou com dor, ao você tentar tocá-lo é normal que ele tente inibir, mordendo onde ele não quer ser tocado. Geralmente, a mordida de dor é mais inesperada e forte. Então, se notar que o animal não quer que toque, em alguma região, com frequência, pode ser interessante levá-lo ao veterinário. Note também se ele mudou hábitos e está se alimentando corretamente, isso pode ser outro indício de doenças ou dores.
Estresse: Os gatos são animais muito sensíveis a mudanças inesperadas, por isso é normal que, ao se assustarem, ajam por instinto. Então, por exemplo, em situações atípicas de barulhos extremos como fogos de artifício e trovões, entre outros, é normal que seu gato te arranhe ou morda ao tentar ser tocado.
Brincadeira: Muitos donos se perguntam “por que meu gato me morde tanto?”. A resposta é que, às vezes, quando o animal foi filhote, os donos incentivavam brincadeiras de fazer o gato morder. E quando ele cresceu, ocasionalmente, ele só quer brincar, mas durante a fase adulta sua mordida é mais forte e pode causar grandes machucados. Então, uma boa dica é não brincar de “atacar” seu gato, utilizando a mão, pois ele passará a encarar isso como uma agressão, podendo morder.
O que fazer se um gato me morder ou arranhar?
Se o gato for de sua criação e vacinado, limpe o ferimento com água e sabão e faça um curativo. Caso note qualquer sinal de inflamação ou dor, procure ajuda médica.
Agora, se for um gato de rua ou de procedência desconhecida que causar o ferimento, o ideal é que, em qualquer ferimento, você procure ajuda médica imediatamente.
Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.
Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.
Comments