top of page

Pele impecável: o segredo da make perfeita

cilios postiços
Foto: Divulgação/ Vanessa Machry Studio

Independente das últimas tendências de maquiagem, do último challenge no Instagram ou da criatividade das influencers de beauty, uma questão não muda nunca: a escolha da base pode valorizar ou derrubar o seu make.


Quem nunca foi para uma festa se sentindo linda e depois ficou triste ao se ver nas fotos, pois estava com o rosto muito branco? E quem não tem uma amiga que insiste em “forçar” o bronze com uma base mais escura, ficando com aquele aspecto totalmente artificial?


Para que isso não aconteça, a base certa é tudo! Ela tem a finalidade de uniformizar e homogeneizar o tom da pele, disfarçando manchas e imperfeições. Depois de higienizar e aplicar o primer, é o primeiro produto de maquiagem a ser aplicado no rosto, e por isso é tão importante. Ela é poderosa mesmo, e determina o sucesso dos passos seguintes e do resultado final.

Foto: Divulgação/ Vanessa Machry Studio

E não é de agora. Criada no Império Romano, ano 27 a.C., com cera de abelha e óleos naturais, a base como conhecemos e usamos hoje se popularizou a partir dos anos 1990, quando a indústria cosmética investiu em grandes inovações tecnológicas.


Desde então, foi criada uma variedade incrível de tipos, cores e texturas, com benefícios e promessas diferentes. Tantas opções podem te confundir na hora de escolher a melhor para a sua pele. Sem falar nas dúvidas...



A base mais cara é superior? A mais barata tem menos qualidade? Alta cobertura é sempre melhor? Aqui, literalmente, é melhor ir por partes! Muitos aspectos precisam ser analisados para que seja feita a escolha certa. E eu vou te ajudar com algumas dicas para facilitar a busca pela base perfeita para qualquer ocasião. Anota, aí:


· A escolha do tom é fundamental. Aqui não se pode errar! O ideal é buscar uma cor que seja próxima do tom natural da pele. Teste no rosto e, após alguns minutos, depois de secar, confira como ficou. Compre em lojas que permitam experimentar ou deem amostras, mas não compre base “às cegas”.


· Não teste base no pescoço, colo, braço ou pulso, pois haverá diferença de cor. Algumas marcas gringas como Fenty Beauty ou Urban Decay chegam a oferecer mais de 50 tons de base. Fica praticamente impossível não encontrar o tom adequado.


· Base líquida: fluida, de fácil aplicação, normalmente possui cobertura média. Pode ser mate para pele mista/oleosa ou luminosa para pele normal/seca. Versátil, permite construir camadas para atingir uma cobertura mais alta ou, ainda, misturar com um pouco de hidratante para um resultado mais leve.


· Base em creme: garante alta cobertura. A aplicação exige mais cuidados, para não acumular em alguns pontos.


· Base em bastão: cobertura altíssima e textura consistente, semelhante a um corretivo. Se optar por ela, cuidado para não deixar a make carregada.


· Base em pó mineral: cobertura levinha, perfeita para os dias quentes ou para quem busca naturalidade na make.


· BB Cream ou CC Cream: produto multibenefícios com ótimo custo x benefício. É hidratante, protetor solar, tratamento e ainda tem cor. A cobertura é mais leve e o produto, normalmente, não é indicado para peles oleosas. Dica: fica maravilhoso em peles maduras com a sua textura acetinada.

Uma base bem aplicada já vale 80% da make. Em um dia corrido, é só acrescentar algumas camadas de máscara de cílios, um batonzinho ou balm labial e você já fica linda! Para um evento ou festa, ela é a garantia de uma bela produção. Então, vale a pena a pesquisa e o investimento num bom produto. Lembrando que naturalidade e luminosidade da pele estão cada vez mais valorizadas. Não precisa exagerar, até porque leveza é o segredo.


Os preços das bases mais vendidas e conhecidas no Brasil variam entre R$ 50 e R$ 300, de nacionais a importadas. E existem algumas marcas mais caras! Há opções para todos os bolsos. O que vale ressaltar é que o valor não é diretamente proporcional à qualidade, e sim a que mais se adequa para cada tipo de pele ou ocasião.


SEGREDINHOS na ordem da aplicação:


Até a próxima!

Vanessa Machry

Autora: Vanessa Machry* - Maquiadora Profissional formada pelo Montgomery College de Rockville/MD nos Estados Unidos, e tem vários cursos de especialização no Brasil, inclusive com a renomada especialista Brigitte Calegari.


Encarou o desafio de ser Empresária da Beleza desde outubro de 2017 quando abriu o Vanessa Machry Beauty Studio, um espaço que traz a proposta de valorizar a beleza real de cada mulher, da cabeça aos pés.


Instagram: @vanessamachryst




bottom of page