Os cuidados com a Pele Negra

Atualizado: Mai 31

Dra Luciane Rosa Feksa*


Toda pele merece cuidados especiais, seja ela mista, oleosa ou seca. Porém, existem outros fatores que diferenciam os tipos de cuidados que precisamos ter com ela. Vamos falar sobre pele negra que, por genética, tem características diferentes da clara.


Crédito: @cottonbro - Pexels

A pele negra é mais lisa, resistente e envelhece menos porque possui fibras de colágeno e elastina mais densas, o que deixa menos aparente os efeitos do tempo, como o surgimento de rugas e linhas de expressão. No entanto, as desvantagens também existem e devem ser conhecidas.


Crédito: Anna Shvets - Pexels

Geralmente é muito mais oleosa, o que facilita aparecimento de acne e foliculite. Sua alta produção de melanina (pigmento que dá coloração à pele), a torna mais propensa ao surgimento de manchas. Por isso, é bem importante mantê-la sempre bem limpa e usar protetor solar.


A limpeza, realizada duas vezes ao dia (de manhã e à noite), tem o poder de controlar a produção excessiva de sebo na superfície da pele. Os melhores produtos para serem usados são os adstringentes. É sempre necessário lembrar que não é indicado exceder duas lavagens diárias – não importa o quão oleosa ela seja -, para não gerar o efeito rebote.


Quando o assunto são esfoliações, cuidado! No máximo duas vezes na semana para não prejudicar a pele. Esfoliações em excesso podem gerar lesões e consequentemente hiperpigmentar, o que aumentam as manchas. Para resultados satisfatórios tenha um esfoliante leve, desobstruindo os poros e reduzindo as chances de formação de cravos e espinhas.


Mesmo oleosa, a pele negra merece – e muito – uma boa dose de hidratação. Na verdade, todas as peles devem, sim, ser hidratas diariamente, o que difere um hidratante para o outro é o seu veículo, ou seja, se ele é em gel, creme ou sérum, por exemplo. Para peles negras, hidratantes faciais com uma textura leve e de rápida absorção sempre funcionam muito bem.



*Dr. Luciane é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA), Sócia Proprietária da Le Fohat Estética e Saúde LTDA e Proprietária de Cosméticos para pele negra Dandara Black .


Instagram: @lefohat / @dralucianefeksa

Site: https://esteticalefohat.com.br/

Contato: (51) 996941106

Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre