top of page

Organizando um casamento sem noiva! Por Vagner Oliveira

Não adianta tentar tampar o sol com a peneira: quando se fala em casamento gay muita gente (ainda) torce o nariz, principalmente as pessoas mais velhas – se bem que várias vovozinhas são mais “prafrentex” que muitos jovens.


casamento gay - vagner e felipe
Crédito: Tuta

Mas esse fato não deve abalar sua decisão de viver plenamente o amor num casamento homoafetivo. Você pode se perguntar: por que escrever sobre preconceito, se vim falar de casamento e de sua organização? Acontece que você pode, até, usar isso para deixar o casório mais descontraído e fazer até o mais conservador dos convidados soltar a franga (no bom sentido).


No Brasil, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido através de união estável, conferindo os mesmos direitos de uniões estáveis de casais heterossexuais. A possibilidade desta união foi declarada pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento conjunto da ADI nº 4277 e da ADPF nº132, em 5 de maio de 2011, após em 15 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma nova resolução, de autoria do ministro Joaquim Barbosa, que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.


Aqui falo do casamento no civil, aquele mais formal, mas que é o torna o casamento legal. Muitas instituições religiosas ainda não aprovaram a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Mas, isso não impede que seus casamentos sejam celebrados com bênçãos, muito amor e com festas incríveis.


Falando da festa, o que podemos notar é que, desde que o casamento LGBT se tornou legalizado, a indústria dos casamentos teve uma crescente demanda. Embora a celebração entre homossexuais não seja diferente dos casamentos entre heterossexuais, algumas dúvidas surgem até na cabeça dos noivos.


Foi-se o tempo em que a sociedade limitava regras ao amor. Hoje em dia é cada vez maior o número de casais homossexuais que decidem comemorar a união com uma festa à sua altura, com maravilhosas decorações de casamento, cerimônia e com todos os protocolos a que têm direito. Mas ainda que não haja regras, surgem dúvidas em questões práticas do evento, já que esse universo se reinventa a cada temporada.


As festas de casamentos gays não sofrem distinções das de casais heterossexuais. Assim como as lembrancinhas de casamento podem ser personalizadas para o casal gay, o protocolo de entrada também pode ser da forma tradicional ou de maneira original...


casamento gay - vagner oliveira
Créditos: Diego Jonko

Eu e Felipe vamos casar! Decidimos isso em outubro de 2018 e casaremos dia 11/05, quase 6 meses para organizar, acreditava que com a equipe que está nos ajudando daria tempo tranquilo, mas não, é muitaaaa coisa a ser vista. Sem falar em vários empecilhos que encontramos pelo caminho, como empresas que após saberem que o casamento será homoafetivo, se negam a prestar o serviço. Burros são eles né, mas enfim. Quem quiser saber quem são elas, me procurem.

Ah, sem contar nas perguntas, que tento acreditar às vezes que é brincadeira: Quem vai usar vestido? Vai ter buquê? Quem entra primeiro? Vocês vão montados?...


Gente, como falei antes é igual ao um casamento hétero, mas o nosso vai ser diferente em alguns detalhes... Sabem né, o babado vai ser certo!


casamento homoafetivo
Créditos: Diego Jonko

Por outro lado, diversas empresas fazendo questão de estarem conosco neste dia, que agradecemos imensamente: Anderson Ávila Cerimonial, Revista Eléve, Diego Jonko Fotografia, Cantora Quinara Vizeo, Joshua Gabriel Designer de Roupas, LDM Photography (Letícia D’Ávila) O Armazém Centro Estético (Especialmente a Maquiadora Gabi Minussi e Cabeleireiro Vini Blum), Roux Gastronomia, Lalux Casa de Eventos, Patrícia Ross Arranjos Florais, Andrea Bado Doces Artísticos, 83 Música e Entretenimento...


Como sabem, sou um advogado, especialista em direito homoafetivo e militante, o nosso casamento será voltado a militância, inclusive com madrinhas e decoração voltado a formar um lindo arco-íris, quem nos conhece sabe que será um grande, lindo e emocionante evento.

Selecionamos a dedo as pessoas para estarem ao nosso lado neste dia, que sempre apoiaram a nossa união, e que nos façam sentirem bem e confortável. Excluímos da lista de convidados todas as pessoas que consideramos tóxicas para o casamento, afinal é o dia de celebrar o amor! Sem contar naqueles que convidamos e acharam desculpas sem noção, mas OK.


Casar é uma vez na vida e já viajei estados para estar nesse momento tão importante do casal. Gente, que loucura que é casar, né? A vida dá um giro de 180º! É inacreditável pensar que, daqui há poucos menos de 30 dias, serei um jovem senhor casado. Sério isso, Brasil? Anos esperando chegar a pessoa ideal, muitos planos e projetos e, agora, estou prestes a concretizar tudo o que por tantos anos estava só em sonhos. Isso é, no mínimo, a coisa mais emocionante que vivi desde que me formei na faculdade!


casamento homoafetivo
Créditos: Diego Jonko

Quero por experiência própria dizer que nunca, jamais, de jeito nenhum perca a fé. Eu sempre acreditei em algo maior do que o meu ser, essa força linda e poderosa; mas, agora, depois de ver todos esses sonhos realizados, eu só posso confirmar que existe um Deus maior do que tudo! Pois, pra quem não tinha expectativa de se casar tão cedo, vendo todas os seus amigos se casando e você ficando para trás, eu me perguntava: “Por que está demorando tanto comigo?”


Como sou muito detalhista e quero um dia para ficar na nossa história e de nossos convidados, todas as noites eu peço em oração para que Deus tome a frente desse casamento, que Ele fique conosco, e que cada contrato, cada passo seja guiado pela mão Dele. E, numa dessas noites de conversa, me veio na cabeça uma frase que nunca mais vou esquecer: “Deus não demora, ele capricha!”


Enfim, organizar um casamento com dois noivos, sem a noiva, é o mesmo trabalho, só não temos que ver vestido, mas em contrapartida, são dois homens bem exigentes... Será tudo lindo!


"Tudo o que sabemos do amor, é que o amor é tudo que existe." Emily Dickinson


*Vagner Oliveira - Advogado

Especialista em Direito Homoafetivo

Pós-Graduado em Processo Civil

Instagram: @eu.vagner

bottom of page