top of page

O encanto das fotografias de paisagens naturais

Atualizado: 17 de mai. de 2023

Entrevista com o fotógrafo Fernando Hermes da @maresiiaphotos


Produzir belas fotografias de paisagens naturais não é tão simples quanto pode parecer. Não basta o cenário ser fantástico, é preciso de algo mais para fazer aquela foto surpreendente. Esta modalidade de fotografia exige técnicas específicas de iluminação, edição e enquadramento para retratar a paisagem da forma mais realista possível através de uma câmera.


Foto: Fernando Hermes/@maresiiaphotos grafo ernando
Foto: Fernando Hermes/@maresiiaphotos

Desta forma, fotógrafos especializados nesta modalidade conseguem mostrar muito além da beleza e encanto do cenário fotografado. Conseguem capturar as cenas e transformar em verdadeiras obras de arte, pensando em estratégias importantes como ponto focal, definição do primeiro plano, profundidade de campo e captura de movimento, como no caso da fotografia de uma cachoeira, das ondas do mar, entre outras.


Foto: Fernando Hermes/@maresiiaphotos
Foto: Fernando Hermes/@maresiiaphotos

Fotógrafo Fernando Hermes.

Nesta breve entrevista, o fotógrafo Fernando Hermes (28), natural de Arroio do Meio, que atualmente vive em Capão da Canoa, nos fala sobre seu lindo trabalho que acumula fãs em cada nova produção e também explica um pouquinho sobre à fotografia de paisagem natural na prática. E claro, compartilha com a gente algumas das suas produções fantásticas.


Como iniciou teu trabalho com a fotografia? E há quanto tempo?

Me mudei para Capão da Canoa, em dezembro de 2019, e desde então conheci diversos lugares com belíssimas paisagens. Comecei fotografando com meu celular, até que em outubro de 2020 comprei minha primeira câmera e comecei estudar para aprender a manusear ela.


O que te levou a se especializar em fotografia de paisagens naturais?

O que me levou a me especializar em fotografia de paisagem foi gostar de estar próximo da natureza, fotografar o nascer do Sol na praia, fotografar a Lua e animais que sempre ajudam na hora de compor uma boa fotografia de paisagem.


Foto: Fernando Hermes/@maresiiaphotos
Foto: Fernando Hermes/@maresiiaphotos

Tecnicamente o que diferencia a produção fotográfica de paisagem das outras modalidades?

Tecnicamente o que diferencia a fotografia de paisagem das outras modalidades é que se trabalha o tempo todo com luz natural, é preciso entender o básico sobre o clima/previsão do tempo, entender a posição do Sol e da Lua que mudam durante o ano.


O que considera o mais difícil neste trabalho?

Acredito que o mais difícil é entender os astros. É preciso de um bom tempo porque depois do teórico, ainda precisa aprender na prática. Um exemplo é a Lua cheia que temos apenas uma por mês, então 12 oportunidades no ano, podendo chover e ter que esperar até o próximo mês. Para mim essa dificuldade acaba se tornando um combustível, espero ansioso por essas datas, é prazeroso conseguir a fotografia que foi planejada.


Dentre as tuas produções até hoje, qual foi lugar mais interessante que já fotografou?

Pergunta difícil, o litoral norte gaúcho tem muitos lugares lindos para conhecer e fotografar. Mas tem um lugar muito especial que fica na cidade de Três Forquilhas e tem vista panorâmica das praias do norte, lagoa Itapeva e lagoa dos Quadros. Para mim é o lugar com a vista mais bela do litoral.

Já teve alguma fotografia premiada?

Não tenho fotografias premiadas, um dos objetivos para 2023 é participar de concursos e ser premiado.


Que tipo de paisagem mais gosta de fotografar?

Minha paisagem preferida para fotografar é sem dúvida aquela em que a lua faz parte da cena. Outra proposta é fotografar o céu colorido no nascer/pôr do sol, momento conhecido pelos fotógrafos por "hora dourada".


Tens uma lista de lugares onde gostaria de fotografar?

Ah, com certeza! Acredito que todo fotógrafo tem sua listinha (hehehe). Quero explorar o Brasil em primeiro lugar, aqui temos diversas paisagens maravilhosas, como por exemplo o litoral de Santa Catarina, a Serra Gaúcha, os cânions, Pantanal matogrossense e Amazônia. Outro sonho é fotografar a Patagônia chilena e argentina e a linda aurora boreal no hemisfério norte, Islândia e Noruega.


Para acompanhar o trabalho do Fernando siga @maresiiaphotos. Confira aqui mais algumas fotografias de suas fotografias:



******


Lizi Ricco

Lizi Ricco é jornalista e assessora de comunicação.

Apaixonada por redação, marketing, arte, cultura e projetos que contemplam inovação.

Leia outras publicações de Lizi Ricco









bottom of page