top of page

Natural x Vegano x Cruelty Free. Tem diferença?

Atualmente, muito se fala sobre esses termos, principalmente no mundo dos cosméticos. Em nosso cotidiano, consumimos cada vez mais produtos de estética, por atenderem nossas necessidades e estarem muito enraizados em nossa rotina. E, você já parou para pensar em como esses cosméticos são produzidos e com quais ingredientes são feitos?


É muito importante que você saiba a diferença e tenha a consciência das diferenças entre cosmético natural, vegano e cruelty free, para você saber o que está comprando e para identificar num rótulo e embalagem para não levar para casa produtos que não condizem com seus princípios e posicionamentos.


Os cosméticos naturais são produzidos com o uso de substâncias encontradas na natureza. Mesmo assim, podem possuir até no máximo 5% de ingredientes sintéticos seguros. Assim, um cosmético natural pode incluir, por exemplo, ingredientes de origem animal, como mel e leite, já que esses também são considerados substâncias naturais. Essa é a principal diferença entre um produto natural e um produto vegano.


O cosmético vegano possui exclusivamente apenas ingredientes naturais vegetais e minerais. Logo, são aqueles que não contém nenhum derivado de origem animal em seu processo de fabricação. Nada de leite, nem mel, nem qualquer outra substância dessa categoria. Entretanto, os cosméticos veganos também podem conter ingredientes sintéticos em sua composição. Além disso, para um produto ser considerado vegano ele não pode ser adepto ao teste em animais, assim como qualquer outro tipo de exploração durante suas etapas de produção.


produtos-cosméticos- veganos
Banco de imagens: Freepik

Um cosmético Cruelty Free assegura que não houve a realização de testes e crueldade em animais para validar a composição do produto, além de poupar e de não haver qualquer exploração durante o processo. Para você identificar se um cosmético tem selo Cruelty Free, note se na embalagem possui, por exemplo, a imagem do famoso coelhinho saltando — um dos animais mais utilizados em testes.


Cruelty free
Banco de imagens: Freepik

Então, fique de olho se os itens possuem certificações que comprovem que eles são cosméticos naturais, veganos e/ou cruelty free.



*Dr. Luciane Feksa é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA) e Proprietária na Feksa Beauty Place e Dandara Black, cosméticos para pele negra.

CONTATO

Instagram: @dralucianefeksa

Contato: (51) 996941106

Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre

コメント


bottom of page