Mundo animal: A importância da castração

Você sabe mesmo quais benefícios da castração para os peludos?


Pierrina retirada da rua, medicada, castrada e adotada - Foto/Divulgação: Projeto Pelos Peludinhos.

Muitos de nós sabemos a importância da castração, principalmente antes do primeiro cio, no caso de filhotes. Porém, é importante revisarmos que não é "apenas" para evitar ninhadas ou superpopulação, mas determinante na saúde ao longo da vida deles.


Aqui vão alguns motivos pra considerar a castração em FÊMEAS:


📌 Diminui o risco de câncer de mama?

Castrar antes do primeiro cio, no caso de cadelas, pode significar 99% de chance de não desenvolver o câncer das mamas. Em fêmeas felinas, pode ser de 40% a 60%.

📌 Mais sobre a saúde delas?

Com a remoção do aparelho reprodutor, evitam-se infecções uterinas bem graves, como a piometra. Além disso, sem o cio, não há sangramento e elas ficam livres da perseguição de machos.

📌 E a injeção "anti-cio", funciona? Medicamentos que atuam diretamente nos hormônios podem trazer graves riscos à saúdo do animal. Não há, comprovadamente, vantagens no uso de vacinas/remédios ao invés da castração. Justamente, essa dosagem de hormônios podem desencadear o câncer de mama, tumores no útero e infecções, como citadas anteriormente. Sem contar, outras doenças ligadas aos hormônios e o custo de uma ou mais vidas, em caso de fêmeas prenhes!

E a castração de MACHOS, que muitos acham que não é necessária:

📌 Também há câncer? Castrar o peludo pode evitar o câncer de próstata e o câncer de testículos.

📌 Mais...

Com a redução da produção hormonal, cães e gatos perdem a necessidade de fazer marcações de território, ou seja, urinando em todos os lugares. Além disso, não há mais a procura por fêmeas e frustração sexual, evitando fugas e brigas com outros machos. Em ambos os casos, animais castrados tendem a ficar mais calmos, facilitando a convivência com os demais e com seus tutores.

Castrar os peludos é um ato de carinho por quem não tem voz para se manifestar, NÃO é substituível pelas famosas "vacinas anti-cio" e é de grande responsabilidade, não apenas de seus tutores, mas também da população! 🐱🐶


Fonte: Projeto Pelos Peludinhos / @pelospeludinhos


#pelospeludinhos #castração #proteçãoanimal

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco