top of page

MITOS OU VERDADES- O inverno dos cães


Olá leitores, a estação mais gelada do ano chegou e, nesta época, os cães necessitam de cuidados diferenciados, em virtude da temperatura baixar bastante. Pensando nisso, a coluna pet selecionou as dúvidas mais frequentes, a respeito do tema, e consultou a veterinária GillianeTessmann, para saber se afinal é verdade ou mito ?


Imagem: Alice Linck

1- Cães com pelos mais curto sentem mais frio no inverno?


Verdade- animais de pelo mais curto sentem mais frio que animais de pelagem longa ou densa, outro fator importante são que animais magrinhos, de pequeno porte, filhotes e idosos também sintam mais frio.


2- Os cachorros não desidratam no inverno?


Mito - a desidratação independe da estação do ano.


3- Os donos devem sempre cobrir os cães durante seu repouso para manter uma boa temperatura corporal?


Mito- o ideal é disponibilizar uma caminha ou até mesmo jornal ou papelão para que ele fique confortável e consiga manter uma boa temperatura corporal.


4- Não se deve realizar tosas baixas no inverno?


Verdade- não se deve realizar tosas baixas, pois a pelagem ajuda a manter a temperatura corporal, tanto no inverno quanto no verão.


5- Os donos devem evitar passeio em horário com temperatura muito baixa?


A Mucca ama passear estilosa com o look da @magucadora. Crédito: Arquivo Pessoal.

Mito- os cães podem fazer passeios mais curtos sem problema de hipotermia.


6- Os cães necessitam de vacinas especiais para se imunizar no período de inverno?


Verdade- A vacina da gripe pode ser aplicada a partir de 9 semanas de vida, a gripe pode acometer os pets em qualquer época do ano, mas costuma ter uma incidência maior na época de inverno.


7- Os cachorros podem sofrer de hipotermia?


Verdade- cães de pelo curto, porte pequeno, filhotes ou idosos que estejam expostos a ambientes externos em dias muito frios podem sofrer de hipotermia.


8- os cães dormem mais no inverno?


Verdade- A raça, a idade e o estilo de vida influenciam nas horas de sono junto com a estação do ano.


9- Eles ficam mais carentes nessa época do ano?


Mito- o que acontece é que em estações mais frias, os pets também tendem a se encolher um pouco mais, economizar o gasto energético e se aconchegar em cantos mais quentinhos da casa e, principalmente, pedir um colo a mais do dono.




Espero que você leitor(a) tenha gostado. E quero agradecer imensamente a participação da veterinária Gilliane Tessmann e da dog Mucca, do Instagram @mucca_the_frenchie, que aceitou participar e abrilhantar a matéria. sigam ela para acompanhar o dia a dia dessa pet super linda e carismática.


Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.



bottom of page