top of page

MITOS E VERDADES NA ESTÉTICA

Dra Luciane Rosa Feksa*

Tratamentos estéticos não podem ser realizados em pessoas que tiveram a infecção por COVID-19?

Mito. Não existe nenhum dado científico que comprove tais ocorrências negativas. Pelo contrário, estudos acadêmicos enfatizam que a racionalidade para o possível uso de Toxina Boltulínica pode prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2 e gerenciar o COVID-19.


Crédito: Armin Rimoldi - Pexels

Uso de cremes hidratantes após exposição ao sol evita o envelhecimento da pele?


Verdade. Hidratar a epiderme é fundamental para manter a saúde das estruturas presentes na pele desde as camadas mais superficiais às mais profundas. As fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, são dependentes de água. A exposição ao sol provoca perda de água transepidérmica, ou seja, evaporação da água da pele para o meio ambiente. Portanto, hidratar-se melhora o aspecto da pele e previne o envelhecimento. A opção por hidratantes com ação antioxidante são uma ótima escolha.


Tratamentos para celulite não são efetivos no verão?


Mito. Inúmeros tratamentos como carboxiterapia, massagem, drenagem linfática e intradermoterapia tem eficácia comprovada no tratamento da celulite. O calor pode provocar a piora dos inchaços corpóreos. Estes causam a aparência de aspecto celulítico, o famoso efeito “casca de laranja”. Pessoas que incham com facilidade possuem maior dificuldade de sanar este aspecto no verão.


Alimentos ricos em betacaroteno auxiliam no rejuvenescimento e bronzeamento da pele?


Verdade. O betacaroteno é precursor da produção de vitamina A pelo organismo e um poderoso antioxidante natural encontrado nos alimentos tais como: mamão, cenoura abóbora, entre outros. Isso significa que, além de ajudar no bronzeamento, ele também ajuda a ter uma pele mais saudável e protegida contra agentes nocivos do dia a dia. Ele é muito citado e consumido durante o verão porque favorece o rejuvenescimento da pele e o tão desejado bronzeamento.

Carvão vegetal é uma boa opção para clareamento de axilas e virilhas?


Mito. O carvão vegetal possui propriedade desintoxicante, absorvente e depurativa, mas não há comprovadamente qualquer efeito sobre as pigmentações causadas pelo excesso de melanina na pele.


Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento de rugas?


Verdade. O uso de protetor solar retarda o fotoenvelhecimento, ou seja, a degradação das estruturas profundas da derme através da ação das radiações solares UVA, UVB e UVC, além de evitar hiperpigmentação (melasma). Logo usar um bom protetor solar, acrescido de ativos hidratantes, antioxidantes e com FPS indicado para cada cor de pele é indispensável.



*Dr. Luciane é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA), Sócia Proprietária da Le Fohat Estética e Saúde LTDA e Proprietária de Cosméticos para pele negra Dandara Black .


Instagram: @lefohat / @dralucianefeksa

Contato: (51) 996941106

Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre

bottom of page