Israel: Um passeio pela Terra Santa

Por Liege Avila

Muro das Lamentações. Foto/Divulgação L&A Travel

A cada ano que inicia, milhares de turistas e peregrinos do mundo inteiro realizam o sonho de visitar a Terra Santa. É um país que recebe, além de vários peregrinos, turistas que desejam experiências culturais, históricas e gastronômicas. Pela sua pequena dimensão territorial, é possível, em apenas quatro horas de estrada, percorrer de norte a sul.


Israel, diferentemente dos países da Europa e dos países tropicais, tem uma paisagem bem peculiar, desde as naturais, oásis e regiões amplamente áridas, como em seus desertos.


No quesito visitas, possui vários tipos de entretenimentos, como museus de diferentes interesses e conceitos, belas praias, sítios arqueológicos de grande importância e, claro, diversos roteiros religiosos de extrema relevância para as três grandes religiões monoteístas, como o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Sem falar na rica gastronomia judaica e árabe, que acompanha os turistas por toda a viagem. Israel vai do antigo ao moderno, da cidade jovem, como Tel Aviv, como a cidade antiga de Jerusalém.


Israel tem uma grande importância com o turismo religioso, mas a sua principal fonte de economia é a tecnologia de ponta, fazendo de Israel uma das grandes potências tecnológica do mundo, principalmente do que diz respeito à medicina, sistema de gotejamento, dessalinização, softwares e armamentos.


Quando se fala em Israel ou mesmo Terra Santa, não podemos nos limitar somente a Jerusalém. Israel oferece várias outras atrações imperdíveis e importantes dentro do seu território, como Tel Aviv, Cesárea Marítima, Galileia, Haifa, Colinas de Golã, Nazaré, balneário de Eilat, o Deserto da Judeia, o Deserto de Neguev, os arredores do Mar Morto e seus Resorts medicinais, entre outros. Também, é possível conhecer toda a extensão da Cisjordânia e demais territórios palestinos, como Belém, Betânia e Jericó, especialmente àqueles que fazem turismo religioso.

Ir para a Terra Santa, no caso do cristãos, é conhecer os caminhos de Jesus. A visita na Terra Santa é feita de forma logística e não cronológica, senão deveria começar em Belém, local onde Jesus nasceu.


Quando se visita a Terra Santa, é importante saber que vamos lidar com fatos, histórias e tradições religiosas. Alguns lugares pode-se afirmar, através da ciência, que são verdadeiros, outros são hipóteses, pois foram encontradas ruínas Bizantinas da época de Santa Helena, mãe de Constantino, e outros momentos em que a tradição religiosa impera mais forte, ou seja, não interessa exatamente o local exato, mas o simples fato de estarmos ali sentindo a energia e espiritualidade do local. O mais importante é a individualização da Fé de cada peregrino. Podemos dizer que andar na Terra Santa é como “caminhar na própria bíblia”.

Vou listar aqui alguns atrativos/locais, de forma logística, para que possam conhecer um pouquinho do roteiro religioso que é feito na Terra Santa. E saibam, não é apenas o turismo religioso que é procurado em Israel, muitos procuram agito e badalação.

Tel Aviv é a segunda maior e principal cidade do país e que muitos confundem de ser a capital, pois todas as embaixadas estão concentradas lá. Há um grande embate político territorial entre os Israelenses e Palestinos sobre a verdadeira capital, uma vez que os Israelenses afirmam que a capital de Israel é Jerusalém, o que é contestado pelos Palestinos.


IGREJA DE SÃO PEDRO EM TEL AVIV

Igreja de São Pedro em Tel Aviv. Foto/Divulgação L&A Travel

Em Tel Aviv, o lugar onde os peregrinos iniciam suas visitas é na igreja de São Pedro, no bairro de Jaffa. Esse bairro da cidade, na época de Jesus era a cidade portuária de Jopi. Ali São Pedro visita seu amigo Simão, o “curtidor de couros” e, segundo a tradição cristã, o profeta Jonas é engolido pela baleia. Tudo isso aconteceu em Jopi ou Jaffa, hoje bairro de Tel Aviv.


TIBERÍADES MAR DA GALILEIA

Tiberíades Mar da Galileia. Foto/Divulgação L&A Travel

Tiberíades – Cidade às margens do “Mar da Galileia” ou lago de Tiberíades ou mesmo lago de Genesaré. Na época de Jesus não existia a cidade de Tiberíades, mas Cafarnaum, na Galileia. O lugar é onde Jesus passa boa parte do seu ministério e ali começa a sua caminhada de Fé junto de seus discípulos. Foi nesse lugar, nas águas do Mar da Galileia, que Jesus realiza um de seus mais conhecidos milagres, ao caminhar sobre as águas e também realiza um de seus maiores milagres, a pesca milagrosa. O "mar", na verdade é um lago de água doce, tendo sua nascente nas Colinas de Golã, onde nasce o Rio Jordão.


IGREJA DO MONTE DAS BEM AVENTURANÇAS

Igreja das Bem Aventuranças. Foto/Divulgação L&A Travel

Monte das Bem Aventuranças – Recorda o local onde Jesus reúne a multidão e profere o Sermão da montanha. Por esse momento, o arquiteto Antonio Barluzzi constrói a Igreja das Bem Aventuranças, toda octogonal, em referência às oito Bem-Aventuranças.

IGREJA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES

Igreja da Multiplicação dos pães e peixes. Foto/Divulgação L&A Travel

Tabgha / Igreja da Multiplicação dos pães e peixes – Construída no possível local do milagre da Multiplicação dos pães e dos peixes.


RIO JORDÃO BATISMO

Rio Jordão. Foto/Divulgação L&A Travel

Rio Jordão - Yardenit- Aqui se passa o Rio Jordão e é nesse local onde são feitas as renovações das promessas do batismo. O local não é o mesmo onde Jesus foi batizado, mas as águas são as mesmas. O local tem a estrutura para receber os peregrinos.


CANÁ DA GALILEIA


Caná da Galileia. Foto/Divulgação L&A Travel

Na pequena aldeia de Caná, foram encontradas ruínas de uma igreja Bizantina, que tudo indica ser o local onde Jesus, numa boda de casamento, realiza seu Primeiro Milagre, transformando água em vinho.


MAR MORTO

Mar Morto. Foto/Divulgação: L&A Travel

O local não é citado na bíblia, mas reza a tradição que a antiga cidade de Sodoma e Gomorra está submersa nesse lugar. O Mar Morto tem esse nome pelo fato de não haver vida alguma. Ele é 10 vezes mais salgado que o mar comum e possui 27% de minerais. O lugar está a 417 metros abaixo do nível do mar, ou seja, o ponto mais baixo do planeta.


BASÍLICA NATIVIDADE

Basílica da Natividade. Foto/Divulgação L&A Travel

Belém, Local onde nasce Jesus Cristo e o Rei Davi. Na Basílica da Natividade, encontra-se a Estrela do Nascimento de Jesus, que marca o local do seu nascimento.


CAPELA DA ASCENSÃO

Capela da Ascensão. Foto/Divulgação L&A Travel

Capela da Ascensão - Após Pentecostes, Jesus sobe aos céus.


OLIVEIRA MAIS ANTIGA

Oliveira mais antiga de Israel. Foto/Divulgação L&A Travel

Oliveira mais antiga de Israel, no Jardim do Getsêmani. Localizada no mesmo lugar da agonia de Cristo, está lá, essa oliveira com mais de dois mil anos. Sendo assim, ela estava no momento da Paixão.


MUROS DAS LAMENTAÇÕES OU MURO OCIDENTAL

Muro das Lamentações ou Muro Ocidental. Foto/Divulgação L&A Travel

Muro das Lamentações ou Muro Ocidental, chamado assim pelos judeus. O lugar é sagrado para o judaísmo, pois o muro é a única parte viva do templo destruído. Por isso se chama "o muro das Lamentações", pois eles lamentam a destruição do templo.


IGREJA FLAGELAÇÃO

Igreja da flagelação. Foto/Divulgação L&A Travel

Via Sacra – A via dolorosa, ao longo de suas quatorze estações, é iniciada pelos peregrinos, numa representação aos moldes da época, pelo lugar onde ficava a Fortaleza Antonia. O primeiro ponto de partida, ou a primeira estação, é no lugar onde Jesus é flagelado e hoje existe uma igreja dedicado a esse momento, a Igreja da flagelação. Aqui começa a via sacra e a via dolorosa de Jesus até o Monte Gólgota ou Calvário, até chegar no Santo Sepulcro.

Este é Israel, o país da miscigenação, da cultura, da religião, da gastronomia, tecnologia e da história da nossa existência.Ao contrário do que se fala, Israel não é o país da guerra, das bombas, mas o país que proporciona a paz, a segurança e esperança na Salvação.

Quem vai a Israel volta como Embaixadores da Terra Santa.


Nos stories da L&A Travel (@leatravel_), daremos algumas dicas de lugares e uma síntese dos lugares a serem visitados, visando muita história, espiritualidade e fortalecimento

Shalom...

Liege Avila



Liege Avila é uma viajante, apaixonada pelas descobertas e conhecimento que adquire em cada nova aventura pelo mundo, conhecendo lugares e novas culturas.


Proprietária da L&A Travel, aonde presta consultoria, planeja e executa viagens pelo Brasil e exterior.


Siga: @leatravel_

site https://leatravel.com.br/

e-mail liege@leatravel.com.br

CONTATO

(51) 3209.9879

(51) 99982.4717 / (51)  99338.6335

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Google+
  • YouTube - Círculo Branco