Por Fabiano Biazon*
Com 71 anos e 64,2 mil seguidores no Instagram, Cristina Borges vem se destacando entre os influencers e modelos no segmento sênior, trazendo muito conteúdo motivacional, de beleza e autoestima, tendo como público-alvo, na sua grande maioria, mulheres da terceira idade, que se inspiram na sua forma de enxergar e viver a vida de uma forma leve e alegre.
Aos 67 anos, conheceu o empresário artístico Fabiano Biazon e Mateus Ahlert, que foram os incentivadores para iniciar essa caminhada, que, desde então, passou a acompanhar a artista com orientações e treinamentos, e hoje é o booker e gestor de carreira da Cristina Borges.
Fabiano Biazon vem investindo nesse segmento, com olhar mais apurado a perfis com mais idade e buscando oportunidades de mercado para talentos como Cristina, com projetos voltados à inclusão, diversidade e a luta por um mercado com mais oportunidades.
Cristina, que nasceu em Pires do Rio-GO, mas cresceu em Goiânia, não para de ver o seu perfil no Instagram crescer. "Na verdade, tudo foi acontecendo naturalmente, sem nenhum planejamento ou pretensão; quando vi, tinha me tornado uma influenciadora aos 67 anos", conta Cristina.
A influencer tem feito muito sucesso por dar orientações sobre roupas, maquiagem, perfumes, como também, principalmente, por levantar a bandeira de que mulheres da terceira idade não precisam e nem devem se entregar a uma visão ultrapassada de que seu lugar é sentada num sofá fazendo crochê, e muito menos que suas ideias e opiniões não merecem ser ouvidas.
Bem pelo contrário!
Acrescente experiência de vida e vontade de viver aos benefícios da comunicação, e o resultado será o renascer de uma flor que não se entregará nem às piores tempestades.
Sua vitalidade é tamanha, que acaba inspirando seus espectadores a não se entregarem ao momento da vida em que algumas pessoas encaram como um destino triste e sem esperança, com a chegada de uma certa idade. "Envelhecer não é um problema, quando se aprende que não são números que decidem seu destino e sim como você escolhe seguí-lo".
Portanto, estes são alguns dos slogans adotados pela influenciadora e citados diariamente: "Coloque VIDA em sua vida!" "Tire a BUNDA do sofá. O sofá, MATA!".
INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "mesmo que o padrão utilizado seja a idade de 60 anos, é preciso que as autoridades desenvolvam políticas sociais voltadas para pessoas mais velhas, baseadas não somente na idade cronológica, pois pode ser prejudicial ao bem-estar destes idosos".
Nesse sentido, destaque-se o Projeto de Lei 1395/22, que tramita em caráter conclusivo, e que será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, cria o Programa de Inclusão Digital para Idosos visando oferecer acesso a cursos de inclusão digital nas entidades públicas de acolhimento de idosos.
Entre os objetivos previstos no projeto, estão: "fazer a inclusão da pessoa idosa, para o uso das novas tecnologias da informação; promover a socialização; permitir o acesso à informação; e tornar as pessoas mais independentes e, dentro das possibilidades, fazê-las produtivas para si mesmas", apresenta o portal Agência Câmara de Notícias.
De acordo com um levantamento da FEBRABAN-IPESPE, realizado em 2022, as ferramentas digitais já fazem parte da rotina dos mais velhos, e a percepção geral é que esse público transita no ambiente on-line em várias frentes, como videochamadas, vídeos, filmes e séries por streaming, pesquisa de preços e promoções, além de utilizar serviços bancários digitais entre outras atividades. Sendo este o ranking revelado dos maiores acessos de pessoas com 60 anos ou mais:
acessar as redes sociais (85%)
baixar aplicativos no celular (78%)
usar serviços bancários digitais (75%)
assistir a vídeos via streaming (75%)
Ou seja, existe uma faixa etária sedenta por mais informação e pronta para explorar as novas tecnologias, procurando vivenciar a vida, assim como as novas gerações, de modo avançado, intuitivo e interativo.
Desse modo, é possível observar que os benefícios da inclusão digital são inúmeros, já que proporcionam a pessoa idosa novas formas de se comunicar, relacionar e incluir-se na sociedade, facilitando os desafios do cotidiano, como também possibilitando novas oportunidades de viver a vida.
DESAFIOS QUE A TRANSFORMARAM
Para que a influenciadora e modelo Cristina Borges surgisse, servindo como inspiração a milhares de outras mulheres, com a autoestima elevada, guerreira e cheia de energia, antes, muitas lágrimas caíram, ao longo de sua caminhada.
Com apenas um ano e oito meses, ainda muito pequena e indefesa, precisou aprender rapidamente a como lidar com as dificuldades, pois perdeu sua mãe pela doença de Chagas. Ainda assim, seguiu firme e forte ao lado do pai e dos outros oito irmãos.
Aos 21 anos, casou-se e teve três filhos. Contudo, seis anos depois, se viu viúva e com os filhos para criar. "Criei meus filhos sozinha, e se tornaram três seres humanos maravilhosos!"
Contudo, ao passar dos anos e já com os filhos muito bem criados e encaminhados na vida, casou-se novamente, aos 54 anos. Por fim, em 2010, ao passar por alguns exames, foi constatado um aneurisma no lado direito da sua cabeça, precisando se submeter a uma cirurgia super delicada. Após 58 dias, veio a segunda, para operar mais dois outros, sendo um deles três vezes maior que o primeiro.
Com todos esses procedimentos e riscos para a saúde, Cristina recebeu recomendações dos médicos: se aposentar, não praticar exercícios físicos pesados e não se estressar. Todavia, a influencer resolveu desafiar a todos, não entregando "os pontos".
"Diante de todas essas recomendações, deduzi que eu deveria ficar sentada no banco da VIDA, e somente poderia ver a “banda” passar. E ponto! Só que eu disse NÃO para tudo isso. E decidi que eu faria, SIM, parte da BANDA!"
"Com todas essas questões de saúde, superações, perdas e conquistas, misturado a pessoa que me tornei na construção de mim mesma, hoje sinto que, de alguma forma, passo confiança para essas mulheres e motivação para irem muito além", afirma a influencer Cristina.
Como resultado, hoje Cristina é a sensação das redes, trazendo muito entretenimento, informações, dicas e debates sobre a população sênior; no mundo da moda, realizando trabalhos fotográficos e publicitários.
Dessa forma, para Cristina, o envelhecer tem muito mais a ver com os nossos pensamentos e atitudes, do que algo definido cronologicamente apenas por números.
"Envelhecer ou não, a escolha é sua!", aponta a modelo e influencer Cristina.
CONTATO
Fabiano Biazon: (51) 9 8011-1621
Instagram da Cristina Borges: @Plenaidade.oficial
**********
Fabiano Biazon
*Especialista na gestão de carreiras de modelos para o mercado internacional, com mais de duas décadas de experiência no segmento. Por mais de 10 anos, juntamente com Mateus Ahlert, liderou a conceituada agência Premier Models. Foi responsável pela descoberta e preparação de centenas de modelos, como Léo Bruno, ex-empacotador de supermercado em Criciúma, que se tornou estrela de uma das campanhas da Louis Vuitton, e Daniela Sulzbacher, que modelou em Paris, Itália, Nova York e Tóquio.
コメント