top of page

Gestão de tempo: 4 passos para melhorar a produtividade

Luciene Scherer, Educadora corporativa e Consultora de Empresas, orienta práticas que ajudam a organizar a vida pessoal e profissional


Luciene Scherer

É senso comum que o tempo está voando. As tarefas planejadas não cabem mais nas 24 horas do dia. Por isso, atualmente, a gestão de tempo é uma importante ação para obter o melhor desempenho através da organização das atividades e rotina. A Educadora corporativa e Consultora de Empresas, Luciene Scherer, que viaja o país ministrando palestras e cursos sobre o tema, ensina quatro passos para melhorar a produtividade.

Há muitos anos eu vivi uma transição de carreira, saindo do mundo corporativo para uma empresa própria. O que parecia um sonho de liberdade e flexibilidade, de repente virou um pesadelo, a contabilidade, os projetos, o dia a dia e as rotinas da família. O tempo foi ficando escasso e as 24 horas do dia não eram suficientes. Insônia e redução de saúde foram as consequências imediatas. Tudo era urgência com prazos curtíssimos”, relembra Luciene. A experiência anterior como gestora, o conhecimento em planilhas, em árvores decisórias, como também o doutorado, o mestrado e a graduação não foram suficientes para resolver este desafio de gerenciar o tempo. “Então, fui em busca de conhecimento e encontrei a solução nas metodologias ágeis e concluí algumas certificações. Aprendi a ser produtiva, a fazer o dobro na metade do tempo, e hoje ensino pessoas e empresas a fazerem o mesmo”, comenta.


4 passos da Gestão de Tempo:

- Priorizar: identificando o que é importante para você e para seus objetivos e entendendo que a prioridade deve ser feita antes. Estabeleça o seu critério de prioridade. Nunca é falta de tempo, sempre é falta de prioridade.

- Manter-se alerta: objetivando evitar as distrações e a procrastinação. Lembre-se eu procrastino, você procrastina, nós procrastinamos, portanto estar em alerta faz toda a diferença.

- Promover hábitos que aumentam o foco e a concentração: respire conscientemente, trabalhe em blocos de tempo de 1 a 2 horas e faça pequenos intervalos de 5 minutos para descanso.

- Cuidar das emoções: nossas emoções interferem em nossas escolhas de como investir nosso tempo. É possível escolher investir horas em uma discussão nas redes sociais ou investir 30 minutos em um exercício físico. Não é falta de tempo, são escolhas alinhadas às nossas prioridades.

Dicas simples, capazes de tornar o cotidiano mais dinâmico, fluido e ágil. Para Luciene, o importante é começar, seja apenas com um passo ou com todos. Com o passar dos dias, já será possível observar grandes melhorias na produtividade profissional e na qualidade de vida.


LUCIENE SCHERER

Palestrante, Educadora corporativa e Consultora de Empresas para elaboração de Programas de desenvolvimento de lideranças, Programas de produtividade, foco e concentração e Programas de Saúde e Bem Estar. É graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 1995; Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: BIOQUÍMICA (PPG-Bioquímica) pela UFRGS (2000 e 2008); e Pós Doutorado em Epidemiologia pela UFRGS (2015).

Siga nas redes sociais: @lucienescherer


Foto > Fernanda Nickkel

Fonte > Adriano Cescano - C2 Comunica


bottom of page