top of page

Galeria Clima inaugura em Porto Alegre

Uma das boas novidades no cenário das artes visuais do RS é a chegada da Galeria Clima a Porto Alegre. Com foco na arte contemporânea brasileira, a galeria possui uma linha curatorial consistente, reunindo nomes conceituados e com projeção no país e no exterior, como Waltercio Caldas, Miguel Rio Branco, Eduardo Sued, José Bechara e Siron Franco. Mas a Clima também representa artistas que vêm se destacando na produção atual, incluindo Armarinhos Teixeira, Claudio Cretti e Claudia Jaguaribe.

Obra Armarinhos Teixeira e Claudia Jaguaribe. Foto: Divulgação/Galeria Clima

Para este início de atividades em Porto Alegre, a Clima abriu um espaço de exposições e escritório no Barra Shopping Sul (av. Diário de Notícias, 400/1107 – Diamond Tower), com atendimento por meio de visitas agendadas pelo tel.: 51 99836.8699. O leque de obras é amplo, com pinturas e esculturas de grande porte até obras seriadas em gravuras e fotografias, além de objetos e instalações.

Claudio Cretti - Serigrafia. Foto: Divulgação/Galeria Clima


A Galeria Clima, fundada por Mauricio Lima, está no mercado brasileiro há duas décadas e tem sede em Brasília, além de unidades no Rio de Janeiro e Miami. Em Porto Alegre, a nova galeria será conduzida pelas empresárias Maria Fernanda de Lima Santin e Olga Pfeifer Mendes Ribeiro, ambas ligadas ao circuito cultural. Elas explicam que o foco principal da Galeria Clima é trabalhar com artistas que já possuem visibilidade no mundo das artes e, mesmo quando se trata de nomes mais jovens, estes também precisam apresentar um trabalho consistente. “Uma característica do perfil de nossos clientes é o gosto pela arte contemporânea que vai além do estético e do colecionismo e toca na perspectiva de diversificação de investimento. Para isso, se faz importante uma curadoria com olhar apurado para artistas que possuem potencial de valorização ao longo do tempo, bem como um trabalho de promoção e divulgação das suas obras”, avaliam.


Neste sentido, a Clima também chega com a proposta de fazer parcerias com instituições locais, apresentando seus artistas em espaços expositivos já tradicionais na cidade e contribuindo para aumentar a visibilidade dos mesmos, além de incrementar o circuito de arte da capital.


A primeira exposição está prevista para o segundo semestre de 2021 e levará a obra instigante do paulistano Armarinhos Teixeira para o espaço do Museu de Arte Contemporânea (MAC-RS), no quarto distrito. Esta será a primeira exposição de Armarinhos Teixeira em Porto Alegre e também vai marcar a inauguração oficial da nova sede do MAC. “Temos a melhor das expectativas para este encontro, já que vamos divulgar a obra de um artista inédito no estado e que ajudará a dar visibilidade ao MAC e seus apoiadores”, ressaltam Maria Fernanda e Olga.

Siga as redes sociais da Galeria Clima: @galeriaclima_poa https://www.facebook.com/galeriaclimapoa www.galeriaclimapoa.com.br

Artistas em exposição e representados pela Galeria Clima:

Armarinhos Teixeira Claudia Jaguaribe Claudio Cretti Eduardo Sued Gustavo Pérez Monzón Hilal Sami Hilal José Bechara José Rufino Mariannita Luzzati Miguel Rio Branco Nazareno Sérgio Lucena Siron Franco Waltercio Caldas

A galeria também possui em acervo, obras dos seguintes artistas:

Abraham Palatnik Adriana Vignoli Artur Lescher Eduardo Coimbra Georgia Kyriakakis José Spaniol Marcelo Sola Nelson Feliz Raul Mourão Renata Egreja Vanderlei Lopes

As empresárias da Clima:

Maria Fernanda de Lima Santin é economista com mestrado em desenvolvimento econômico, MBA em finanças Finanças e em Gestão de Negócios. Possui sólida experiência no mundo corporativo, tendo trabalhado em grandes empresas e também atuando como empresária do ramo de moda. Sempre teve interesse por artes, arquitetura e tudo o que é esteticamente instigante e de alguma forma, belo.


Olga Pfeifer Mendes Ribeiro é Licenciada em Literatura Brasileira e empresária da área cultural, tendo no currículo a gestão de lojas culturais (também desenvolvendo, produzindo e vendendo as linhas das grifes dos locais onde teve lojas físicas) em algumas edições da Bienal de Artes Visuais do Mercosul, na Fundação Iberê Camargo e no Centro Histórico e Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, além de participações em diversas feiras e eventos culturais. Em sua trajetória de curadoria dedicada à arte e ao design gaúcho, sempre buscou divulgar e trazer ao conhecimento do público o trabalho artístico desenvolvido por artistas gaúchos.


Fonte: Assessoria de imprensa: Mônica Kanitz (MTb. 8.103)

bottom of page