top of page

Fórum MUT Brasil de Diversidade e Inclusão 2025 amplia debates e abre espaço para artistas invisibilizados

Por Fabiano Biazon


ree

De 1º a 3 de setembro de 2025, o Centro de Eventos da Unisinos, em Porto Alegre, recebe o Fórum MUT Brasil de Diversidade e Inclusão, iniciativa inédita da plataforma MUT Brasil que reforça o compromisso da marca com a construção de uma sociedade mais plural e representativa.

Mateus Ahlert e Fabiano Biazon
Mateus Ahlert e Fabiano Biazon

A programação reunirá especialistas, artistas, gestores e lideranças comunitárias em sete painéis temáticos e uma palestra especial, discutindo temas como educação, cultura, direitos humanos, mercado de trabalho, cidadania e futuros possíveis. Um dos destaques será o Lounge Cultural MUT Brasil, espaço interativo voltado a exposições, performances e apresentações multiculturais, que dará visibilidade a artistas e coletivos muitas vezes invisibilizados.


A proposta é reafirmar a arte como ferramenta de transformação social e de fortalecimento da representatividade cultural gaúcha. O fórum conta com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, da Escola da Indústria Criativa e da Unisinos, integrando a programação oficial da final nacional do MUT Brasil 2025, marcada para o dia 27 de agosto, também no Teatro Unisinos.

ree

Para os idealizadores, o fórum é um marco de inovação. “É uma extensão do propósito do concurso: dar voz, visibilidade e espaço para narrativas que precisam ser ouvidas, conectando diversidade com inovação e impacto social real”, afirma Fabiano Biazon, diretor do MUT Brasil.

“Queremos transformar diálogos em ações concretas, aproximando governos, empresas e sociedade civil em torno de um futuro mais inclusivo”, complementa Mateus Ahlert, também diretor do projeto.

A relevância do evento também é destacada pela Secretaria da Cultura do RS. Para o diretor-geral adjunto, Fabrício Marquezin, a iniciativa é um passo essencial na valorização da diversidade cultural do estado: “A realização de um fórum dessa natureza é fundamental para que o Rio Grande do Sul avance na construção de uma sociedade mais justa, democrática e plural. O Lounge Cultural, em especial, é mais do que um espaço de exibição artística: é um gesto político e simbólico de reconhecimento, dando visibilidade a artistas que historicamente tiveram menos espaço de projeção”, ressalta.


O Fórum MUT antecede ainda um momento histórico: em 2026, o Brasil sediará pela primeira vez o Miss Universe Trans, tendo o Rio Grande do Sul como anfitrião.


*****************

ree

Especialista na gestão de carreiras de modelos para o mercado internacional, Fabiano Biazon acumula mais de duas décadas de experiência no segmento. Por mais de 10 anos, juntamente com Mateus Ahlert, liderou a conceituada agência Premier Models.  Foi responsável pela descoberta e preparação de centenas de modelos, como Léo Bruno, ex-empacotador de supermercado em Criciúma, que se tornou estrela de uma das campanhas da Louis Vuitton, e Daniela Sulzbacher, que modelou em Paris, Itália, Nova York e Tóquio. Durante a pandemia, adaptou os processos de construção de talentos para o formato on-line: da escolha inicial a preparação individual do casting.

bottom of page