O empresário gaúcho Fabiano Biazon que se tornou referência na descoberta e no desenvolvimento de talentos artísticos no mundo da moda, televisão, publicidade, propaganda e do teatro, vem batalhando por um mercado mais inclusivo e representativo.
Com um olhar para um mercado mais inclusivo e diverso, Fabiano vem investindo na ascensão e gerenciamento de carreira de talentos, misturando diversos perfis: modelos e tipos, quebrando padrões estéticos e buscando fazer com que este movimento auxilia para uma reflexão essencial na sociedade, como também, permite mais chances aos inúmeros talentos existentes pelo país.
REPRESENTATIVIDADE: “O que mais desejo é dar voz às pessoas, pois acredito nos talentos diversos, que se encontram nas pessoas reais, com corpos reais. Independentemente da raça, etnia, idade, peso, orientação sexual ou de gênero, no mercado artístico precisa torná-las cada vez mais visíveis. E eu estou fortemente empenhado para que isto aconteça, proporcionando oportunidades de mercado a elas”, afirma Fabiano.
A inclusão e a diversidade têm alcançado seu espaço na moda, a passos lentos, mas tem. Por exemplo, nesta última edição do maior evento de moda do Brasil, a SPFW 55ª, que ocorreu entre 23 a 28 de maio, as passarelas contaram com negros, indígenas, modelos plus size, baixos, altos, mais velhos, pessoas com síndrome de Down, perna amputada e vitiligo. Além disso, muitas peças foram confeccionadas por detentos, pessoas resgatadas de trabalhos análogos à escravidão, refugiados e mulheres trans. Sendo a grife Meninos Rei uma das marcas que mais representou o que é arte diversa.
Outro marco importante da SPFW, anunciado no final de 2020, foi a exigência de, no mínimo, 50% de contratação de modelos negros, asiáticos ou indígenas para os desfiles. Contudo, a presença desses perfis deveria acontecer de modo natural, mas como algumas marcas só colocavam o mínimo nos seus desfiles, ocorreu a decisão. É algo a se comemorar, mas, ao mesmo tempo, de se refletir.
Entre os inúmeros talentos a que Fabiano tem se dedicado, destacam-se estes três perfis: Márcia di Paula, modelo e atriz transexual, que recentemente foi nomeada Miss Santa Maria, de 45 anos; e Cristina Borges, influencer digital e modelo sênior, de 71 anos, Fernanda Freitas, atriz, que vem realizando trabalhos no mercado audiovisual, de 55 anos.
Todas têm realizado trabalhos de destaque nas suas respectivas áreas.
O INÍCIO DE UMA CARREIRA DE SUCESSO
Para bater o marco de 24 anos de carreira de muito sucesso e inúmeras realizações, tendo lançado mais de 400 modelos no mercado nacional e internacional, e milhares de talentos na publicidade e propaganda, o caminho para chegar até aqui, antes, foi de muitos estudos e batalhas.
Fabiano, que atualmente é diretor da Premier Models Management, empresa em sociedade com o marido, o empresário Mateus Ahlert, há 16 anos, e proprietário da agência de artistas Fabiano Biazon Casting, já trabalhou como modelo, ator, scouter (descobridor de talentos), produtor de eventos, instrutor de concurso de beleza e booker (agenciador).
Vale ressaltar que a transição e consolidação de carreira que o empresário Fabiano Biazon realizou ao longo dos anos, jamais foi vista, anteriormente, pois ele viveu os dois lados do mercado, chegando no topo profissional da carreira.
Portanto, como ele iniciou pelo lado artístico (como ator e modelo) passando por todos os cargos existentes dentro de uma agência de modelos (iniciando a carreira pelo departamento infantil, passando para o fashion, em seguida para o comercial e o internacional, até chegar na sua posição atual, como diretor de agência), ele é o único profissional do Brasil com experiência em todos os departamentos e funções dentro de uma agência. O que demonstra toda a sua qualificação e bagagem profissional.
Fabiano (42) conta como tudo começou: “Era uma criança tímida, e entrei no teatro para superá-la. A partir disso, descobri a arte de me comunicar e despertei meu espírito de liderança. Em pouco tempo, me tornei presidente do Grêmio Estudantil, e assim segui por três anos consecutivos. Foi aí que tive a oportunidade de organizar os primeiros eventos e concursos de beleza.”
“Aos 15 anos, comecei a fazer escola de atores, em Porto Alegre, na primeira turma, com os diretores Luís D’Mohr e Wolf Maya.
Foi nesse mesmo período que comecei a participar de concursos de beleza, fazer desfiles e, ao mesmo tempo, meus primeiros castings como modelo”, continua o empresário.
Após um ano, Fabiano Biazon mudou-se para o Rio de Janeiro. Foi estudar teatro e buscar oportunidades como ator. Sendo que, logo que chegou, participou do elenco da peça Cinderela, tendo como colegas de elenco: Thais Fersoza e Charles Dawes, que hoje é diretor de TV e Teatro, e a atriz Hylka Maria.
Nessa mesma época, apesar de ter tido oportunidades como modelo, ator e na música, Fabiano começou a perceber que seu espírito de liderança era latente, que gostava muito de se relacionar e de se conectar às pessoas e produzir.
“Aos 22 anos, recebi o convite para gravar um programa piloto na TV Bandeirantes. Foi nesse período que recebi o convite para ir a um evento da Marla Drebes. Neste mesmo dia, ela acabou me convencendo a voltar a trabalhar como modelo. Contudo, com o passar do tempo, a Marla acabou percebendo que eu tinha o dom para ser booker, e me convidou para comandar o departamento”, diz Fabiano.
Os investimentos em estudos são diversos: em 2020, cursou Gestão de Recursos Humanos, na Unisc. Fez extensão em Neurociências e Marketing, Mentoring e Liderança, na PUCRS. Em 2012, começou sua pós-graduação em Experiências Digitais, Gestão e Produção, na PUCRS e, em 2022, se especializou em Gestão de Carreiras e Coaching, também pela PUCRS.
Fabiano Biazon, que é natural de Campo Bom, mas viveu toda sua infância e adolescência em Cachoeirinha, finaliza: “Hoje o meu olhar é voltado para um mercado mais inclusivo. Olhar este, que entende as necessidades e desejos humanos (muitas vezes reprimidos pela sociedade) e que está determinado a dar visibilidade, notoriedade e valorização aos diversos talentos."
Contato: Fabiano Biazon (51) 9 8011-1621
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Lizi Ricco é jornalista e assessora de comunicação.
Apaixonada por redação, marketing, arte, cultura e projetos que contemplam inovação.
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