top of page

Enema de Café - Já ouviu falar?

Por Mairi Trecco*



Antes de mais nada, vamos ao entendimento do que é um Enema. Trata-se de um procedimento que consiste na colocação de uma sonda via retal aonde é introduzido um líquido (soro fisiológico ou água de osmose reversa) com ou sem substância. O Enema é feito com o objetivo de limpar/tratar o intestino, que tem um alto poder de absorção de nutrientes.


Os enemas existem desde o final de 1800, e foram usados na época para ajudar a acelerar a cicatrização após cirurgia ou para combater casos de envenenamento acidental.


A terapia com enema de café ganhou notoriedade em 1950, graças ao instituto Gerson, quando começou a utilizar enema de café para tratar pacientes com câncer, este medico provou com suas pesquisas, que enemas de café desintoxicam e reestabelecem um melhor funcionamento do fígado, recentemente aplica- se a técnica para perda de peso.


Para o procedimento e utilizado café orgânico de moagem e torra médio, agua de qualidade filtrada, purificada, destilada, ou soro fisiológico. As sondas são siliconadas e livre de látex. Não são utilizados recipientes de alumínio dar preferencia a vidros, o coador deve ser de pano, 100% de algodão, nunca utilizar filtros de papel, por possuírem ativos tóxicos.


É comum o paciente muito intoxicados, sentir náuseas e vômitos, tontura e diarreia em excesso, durante ou após o procedimento.


Não há efeito adverso clinicamente significativo, recomenda-se apenas que o enema de café não seja realizado em gestantes e crianças, pois elas podem ser sensíveis as efeitos da cafeína.


Outros enemas que podem ser administrados:


*enema de camomila;

* enema de limao;

* enema de orégano;

* enema de soro fisiológico;

* enema de hibiscus;

* enema de cúrcuma;

*enema de azul de metileno;

* enema de agua morna, óleo de coco, óleo de girassol ozonizado;


Benefícios do Enema de Café


*melhora da saúde intestinal;

*aumento da imunidade;

*ajuda a eliminar cândida de parasitas;

*reparação do tecido digestivo;

*limpeza do fígado;

*melhora na circulação;

*auxilio na regeneração celular;


Os grãos de café naturalmente possuem antioxidantes compostos benéficos incluindo palmitato de cafestol, kahwlol tobromina,teofilina, além de cafeína que tem efeitos positivos sobre os níveis de inflamação inclusive dentro do sistema digestivo.


O enema de café deve ser sempre realizado sob orientação medica ou supervisão de profissional capacitado para tal procedimento. O procedimento é indicado para auxiliar no melhor funcionamento do intestino, e em casos de constipação ocasionados por tratamento contra o câncer e em pacientes em semana detox alimentar.


Após o uso do enema, é aplicado o ozônio intra retal para uma maior absorção do gás, com intestino limpo aumentando assim os benefícios do ozônio.


Mairi é médica veterinária, atualmente é acadêmica em Biomedicina e exerce a função de ozonioterapeuta em clínicas e estéticas, tem experiência no tratamento de pessoas e animais.

Kommentare


bottom of page