top of page

Direto de Lisboa: Pão - água, farinha, sal e AMOR

Por Joseanne Araujo*


Assim, não tem explicação o que é de delicioso o pão que tem aqui em Lisboa. É puro, é saboroso, é apreciado como entrada em qualquer restaurante que você visitar. Adquiri o hábito e desde que estou morando aqui, inicio meu dia comprando um pãozinho quente no supermercado e se não der no início do dia, compro no final da tarde, mas ele é sagrado por aqui.




Saborosos, crocantes, deliciosos e MEU DEUS DO CÉU, combinam com tudo, com café, chá e vinho. A infinidade de pães que você encontra em Lisboa, faz você ficar por bons minutos em frente às prateleiras pensado qual irá levar, são baguetes cheirosos, artesanais, rústicos, é uma infinidade de sinônimos que podemos aplicar quando simplesmente podemos dizer que AMAMOS PÃES.



Temos aqui alguns supermercados que se destacam com a sua variedade de pães, como por exemplo o Lidl (marca alemã) ou ainda o Continente e Pingo Doce que tem padarias próprias com entregas deliciosas, ainda esta semana conheci a padaria Portuguesa e mais uma vez me surpreendi com o sabor e o cuidado com a qualidade da entrega.





Não se vive só de pão, mas vou te contar que é difícil não ter um pão gostoso todos os dias em casa. A perfeição e o cheiro, simplesmente conquista. Tem pão de todos os tipos, tem até pão pina colada (com coco tostado e rum) , que combina perfeitamente com um vinho branco ou rose, tem pão recheado, pão para almoço, recheado com molho branco (bechamel e queijo), pão com figos; sem exagero gente, mas eu amo os pães daqui. Gente, o pão é tão bom!




Diego Haupenthal - Head baker da panificadora Marquise

Tenho acompanhado alguns pães de alguns chefs aqui em Lisboa e fico impressionada de ver os esforços e o carinho implantado a cada produção. Pães entregues com o resultado do trabalho de grandes profissionais que através da criatividade e do amor pelo que fazem, conseguem dar vida a uma receita muito saborosa.


Partilhar, meter a mão na massa, sentir o pão crescer e entregar com extrema dedicação o melhor pão do mundo, foi assim que conheci o head baker da panificadora Marquise, um lugar que não vende só pães, mas vende sabor e uma experiência incrível de quando você entrega o melhor pão todos os dias.


As farinhas usadas nos pães são produzidas aqui, cereais biológicos e 100% nacionais, farinhas moídas em mós de pedra, valorizando um produto local, português.



Cereais moídos de um jeito tradicional fazem toda a diferença no sabor e na qualidade. As farinhas do Paulino Hort são as mais usadas por aqui.


Eu sempre fui e continuo sendo uma bread love, mas vou te falar que nos últimos meses me apaixonei muito mais.



*Joseanne Araujo - Jornalista, empreendedora e produtora de conteúdos inspirados em novas tendências - Insta: @araujojoseanne

Leia outros artigos


bottom of page