Dias chuvosos podem ser divertidos

Por Luigi Bitencourt


Levar os cães ou gatos para passear é uma atividade que os peludos adoram e faz muito bem para a saúde dos mesmos. Entretanto, quando chove, essa tarefa fica complicada e desgastante para os pets e seus donos. Pensando nisso, separei 5 dicas para ajudar a minimizar esse empecilho natural.



1 - Arrume outras alternativas

Tente ensinar seu animalzinho fazer suas necessidades fisiológicas em tapetes higiênicos que possam ser utilizados dentro da residência. Porém, quando chover, se seu pet não for adepto ao uso destes tapetes, de maneira alguma, será necessário fazer um passeio mais reduzido. Mesmo utilizando-se de capas de chuva, ou quando seu pet se molhar e o clima estiver gelado, no retorno seque bem seu animalzinho para evitar problemas de saúde.


2 - Sessão cinema

Sair para passear é muito gostoso, porém uma sessão de cinema, no sofá, pode ser bem deliciosa. Nada melhor que escolher um ótimo filme, chamar seu pet para ficar relaxado com você e curtirem juntos este momento. Os humanos aproveitarão o filme e o pet a companhia do seu dono. Isso é ótimo pois estimula o afeto.


3 - Spa

Se seu animal fica nervoso quando cai aquela chuva forte, com raios e trovões, primeiro tente deixá-lo mais calmo. Na sequência uma ótima ideia de atividade diferenciada para distração é fazer uma espécie de Spa para seu cão ou gato. Experimente deitar seu animalzinho e realizar massagens ou carinhos, com certeza eles vão adorar. Afinal, quem resiste a um bom cafuné ou massagem relaxante na barriguinha. E lembre-se de sempre realizar tudo, com muito cuidado, observando se seu animal está curtindo ou não a experiência.


4 - Comer brincando

Você já ouviu aquela frase: que nunca se deve brincar com comida? Pois bem, com os pets essa frase não combina, pois em dias de chuva uma ótima ideia é utilizar-se de brinquedos, que utilizem comida, pois assim seu pet irá interagir com o brinquedo e se alimentar de uma forma divertida.


5 - Capriche nas atividades

Se seu pet tiver muita energia e precisar desgastar, uma boa ideia é caprichar nas atividades dinâmicas. Jogue bolinha, brinque de correr e demais atividades que demandem de maior gasto energético para suprir os dias que, excepcionalmente, o seu animal não possa sair para a rua.

Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.