top of page

Datas comemorativas - Por Vanessa Campos

Não poderia deixar passar esse assunto: Natal. O assunto da semana. Casa arrumada. Toda enfeitada, natalina. Árvore pronta... enfeites espalhados, Papai Noel para cá e para lá. Todo vestido a caráter, com sua roupa vermelhas de inverno. Mini presépio montado em destaque especial. Para que senhor?

natal
Google Imagens

Natal é uma convenção. Para mim se transformou mais numa forma capitalista. Gostava desta data quando era criança. Nessa época acreditava que o mundo era um conto de fadas. Acreditava que se me comportasse o Papai Noel ia me trazer meu presente tão desejado. Acreditava que ele vinha no seu trenó, com as renas com seus narizes vermelhos- simpáticas que só elas.


Família reunida. Mas não precisamos do Natal para reunirmos a família. Podemos fazer isso num domingo, segunda... qualquer dia. Não precisamos do Natal para perdoar os que nos magoaram. Não precisamos do Natal para presentear e expressar nosso amor por alguém querido. Temos que fazer isso sempre! 365 dias por ano.


Google Imagens

Tenho as minhas inquietações natalinas. Realmente não entendo várias coisas. Existem comidas e tradições que só realizamos nesse dia. Me expliquem por que só se come peru no Natal? Por que senhor que não fazemos um peru assado num domingo qualquer? Por que o Papai Noel tem a vestimenta de inverno se na época de Natal no Brasil faz mais ou menos uns 40 graus? Tinha que ser de shorts e camiseta regata.( hehehe)


natal
Google Imagens

Convenções e convenções. Não sou nada romântica no Natal. Gosto do Ano Novo. Todos os anos faço uma retrospectiva do ano que se foi. Esse ano já fiz. Em novembro. É quase que uma conversa íntima, verdadeira e particular. Eu e eu mesma ficamos frente à frente e nos encaramos. Nossas conquistas, nossas falhas, nossas vitórias, nossos erros. Sempre acaba em choro. Ali sozinha...no meio de um lugar qualquer renovo minha esperança por um ano melhor. Me perdoo das minha falhas e me conecto com meus projetos para o próximo ano. Saio exausta! Todos deveriam ter o seu balanço final.


E Ano Novo é sempre assim. A contagem regressiva da virada é pura adrenalina. Ali se termina um ciclo e se inicia outro. Um novo ano cheio de planos, desejos, metas. Não importa onde se esteja. Não importa a cor da roupa. Importa sim é quem está ao teu lado. Tenho tido o privilégio de passar as viradas com pessoas que amo. Pessoas que quero estar. Pessoas que fazem sentido para mim.


O que gostaria para vocês? Que seus desejos mais secretos se realizem. Que tenhamos saúde, fé, força, esperança para lutar por um ano melhor. Com menos violência, menos desigualdade, menos desamor. Que o bem vença. O amor prevaleça e a paz esteja no meio de nós.



Amém!!!!!!!!!

Um beijo no fundo do coração... obrigada por tudo e até ano que vem.

bottom of page