top of page

Cuidados cosméticos com a pele madura

Dra Luciane Rosa Feksa*

O processo de envelhecimento resulta em mudanças naturais e fisiológicas que afetam a saúde e beleza da pele. Com o passar dos anos diminui a densidade, o tônus e a elasticidade da pele com o aparecimento de rugas e flacidez.


cuidados com a pele madura
Crédito: Ron Lach - Pexels

A ciência demonstrou que o envelhecimento da pele proporciona declínio das funções celulares, do viço, da firmeza, flacidez com aparecimento de linhas de expressão, após sulcos na pele. Alguns fatores podem acelerar a formação de radicais livres, moléculas altamente reativas, que atacam as células da pele através da exposição solar inadequada e sem proteção, fumar, má alimentação e até poluição.


Então, vamos ver como os cosméticos contribuem com os cuidados da pele madura?


A tecnologia cada vez mais inovadora agrega aos cosméticos atuais a incorporação de ativos que neutralizam os danos celulares e a formação de radicais livres, reduzindo os danos externos nocivos. Não é só isso! Há vários grupos de cosméticos com atividades variadas como: os hidratantes que reestabelecem a textura e integridade da pele, deixando-a menos irregular. Os renovadores atuam diminuindo os danos relacionados ao colágeno proporcionando mais firmeza à pele. Além disso, a nanotecnologia usada nos cosméticos consegue entregar melhor e mais rápido o efeito dos ativos na derme, sendo ótimos na prevenção do envelhecimento cutâneo.


Os cosméticos por terem uma interação mais lenta do que um procedimento estético na redução dos sinais de envelhecimento não deixam de serem imprescindíveis e complementares aos tratamentos estéticos atuando em sinergia e os potencializando. Podemos dizer que a estética associada a cosmetologia são grandes aliados ao rejuvenescimento e aos resultados de desaceleração do envelhecimento precoce, sendo uma grande associação para o tratamento da pele madura. A indicação de uma rotina diária de skincare é primordial para os cuidados e saúde da pele madura.


*Dr. Luciane Rosa Feksa é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA) e Proprietária na Feksa Beauty Place e Dandara Black, cosméticos para pele negra.

CONTATO

Instagram: @dralucianefeksa

Contato: (51) 996941106

Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre

bottom of page