top of page

Confira cinco aromas que seu gato odeia e você nem sabia


Os gatos, apesar de muitas pessoas desconhecerem, também possuem um faro extremamente aguçado, podendo ser vinte vezes mais poderoso que os dos humanos. É muito comum que vários aromas, aparentemente inofensivos, irritem, enjoem ou faça os felinos terem aversão ao ambiente onde estão presente. Então listei cinco aromas que você deve manter longe destes animais.


curiosidade sobre gatos
Imagem de Rieth - Pixabay.

Condimentos e temperos alimentícios

Já é meio clichê que, ao cozinhar o aroma de condimentos como canela, pimenta entre outros, perfumem o ambiente. Porém os felinos tem muita aversão a esse tipo de cheiro. Por isso evite alimentá-los na cozinha ou colocar sua vasilha de água nesses ambientes, pois isso pode afastá-lo e prejudicar sua alimentação.


Laranja, limão e bergamota

Se você estava na companhia de seu pet e notou que o mesmo se afastou de você, quando estava alimentando-se de alguns desses alimentos, não fique chateado(a), pois seu gato não está te ignorando. O que acontece é que, por ter o faro super sensível, cheiros cítricos podem incomodar demais a ponto de fazer ele querer fugir o mais rápido possível até que o cheiro desapareça do ambiente.


Cheiros de frutas que gatos não gostam
Esses aromas são muito irritantes para seu pet. Crédito: Pixabay

Caixa de dejetos mal limpa

Os gatos por seu instinto são animais muito limpos e tendem a só fazer suas necessidades fisiológicas em caixa de areia limpa com frequência. Então, sempre que notar que a areia está suja, limpe o mais rápido possível, para que seu amigo sempre tenha um ambiente agradável e saudável, onde possa realizar suas necessidades. Ahh! e lembre-se que isso é de extrema importância, pois muitos gatos desenvolvem problemas de saúde por segurar por muito tempo suas necessidades afim de não utilizar a caixinha suja.


Produtos de limpeza com cheiro forte

Ao comprar produtos de limpeza como: desinfetante, detergente, entre outros, dê preferência para os que são naturais e com cheiro mais suave. Os produtos com aroma muito forte podem afastar seu pet do ambiente e até causar estresse no mesmo. Hoje em dia o mercado também oferece várias opções mais adequadas em pet shops. Pesquise e tente achar um que lhe agrade e que também não irrite o seu gatinho.


cheiros que gatos não suportam
Sempre prefira os produtos com aromas mais suave. Crédito: Squirrel - Pixabay

Odor de outros animais

Os gatos, por sua essência, são muito territorialistas. Então acredite se quiser é super normal um gato estranhar se sentir o cheiro de outro animal doméstico , em seu recinto. Então fica a dica, caso resolva adotar um novo pet, fique atento aos sinais que seu gato dá e respeite o seu tempo de adaptação.


Agora que você já aprendeu sobre alguns cheiros que seu gato possa não gostar, tente evitar que seu felino seja exposto a esses aromas e nunca force a interagir com algo que lhe incomoda. E lembre-se que esses são só alguns exemplos dos aromas mais comuns que podem irritar os bichanos, Porém, assim como os humanos, os gatos são seres individuais e podem ter problemas com outros aromas.


Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.



bottom of page