top of page

Como desenvolver uma rotina saudável


Wix Imagens

O nosso cotidiano está repleto de rotinas, padrões simples e complexos que guiam as atividades que realizamos diariamente e que por vezes nos prendem em hábitos indesejados. Uma rotina é baseada na força de um propósito individual ou por uma exigência coletiva, social ou ainda cultural.


A rotina pode ser compreendida como o “modo de fazer” diário, que gera a constância e torna agradáveis as atividades realizadas pelo indivíduo. O desenvolvimento de uma rotina pressupõe a construção de hábitos fortes o bastante para suportar o propósito.


Nem todas as atividades que realizamos são fáceis ou prazerosas. Precisamos contar com a mudança nos padrões temporais que tornam as atividades maçantes e até induzem ao desânimo nas relações e ações mínimas. Nesse meio, permeiam também as individualidades que afloram o propósito de vida e suprem a energia necessária para equilibrar o cotidiano.


Dessa forma, como desenvolver uma rotina saudável? Inicialmente, conheça as suas necessidades e trace planos para alcançar aos objetivos.


Por momentos cometemos o erro de pensar que uma rotina saudável fica restrita a realização de atividades físicas e a manutenção de uma alimentação regrada, vulgo a famosa “dieta”. Contudo, os hábitos que constroem a rotina são complexos e amplos perante as possibilidades do ser humano.


Uma rotina saudável é aquela repleta do propósito individual, ou seja, é conduzida pelos objetivos traçados inicialmente e que maximizam a vontade de realização das atividades. Basicamente, a rotina é prazerosa sempre que há a possibilidade de realizar aquilo que gostamos ou que compreendemos como um meio para atingir um objetivo final, como o desconforto de estudar para uma prova e a posterior conquista de um bom conceito.


Dessa forma, o quesito de ser saudável, se torna individual ao passo que exige a compreensão da própria necessidade e condição no momento em que vive. O propósito pode ser o de conseguir ser fluente em outro idioma, por exemplo, a partir dessa definição alguns hábitos devem ser implantados para a posterior colheita do objetivo.


Assim, a compreensão de uma rotina saudável perpassa os anseios individuais, partindo dos anseios sobre o momento de vida. A clareza sobre os objetivos nem sempre é atingida rapidamente e partindo de reflexões individuais, sendo necessário o apoio de outras pessoas ou profissionais capazes de direcionar as melhores ações.


Dessa forma, quais são os objetivos da sua rotina? Por que realiza as atividades do dia a dia? Qual é o propósito que move a força vital nos seus dias?


Reflita sobre essas questões e partindo das respostas, construa uma rotina agradável, que considere gratificante para a sua trajetória. Não se esqueça de buscar ajuda caso perceba essa necessidade durante o percurso. E, espero o seu feedback.



Sobre o autor - *Enf. Me. Luís Felipe Pissaia  - COREN/RS 498541

Mestre e Doutorando em Ensino

Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde

Docente Universidade do Vale do Taquari - Univates 

Enfermeiro de Rel. Empresariais - Marketing e Relacionamento Unimed VTRP

bottom of page