top of page

Como agradar seu gato


Imagem de Uschi Dugulin por Pixabay

Os gatos, em geral, são animais bem independentes e necessitam cuidados diferenciados de outras espécies de animais. Por isso, a coluna Pet listou 7 dicas para melhor satisfazer as necessidades do seu gato.


SONO TRANQUILO


Os gatos, em sua maioria, adoram um lugar mais reservado para relaxar e dormir. Por isso é fundamental pensar num melhor espaço do seu lar onde o animal sinta-se mais confortável. Uma boa dica é escolher, em lojas pets, uma cama apropriada ou caso esteja com a grana curta, use a imaginação. Utilize, por exemplo, uma caixa de papelão forrada com almofadas ou algum material que aconchegue melhor seu felino. E caso não saiba o lugar ideal para colocar a caminha, é deixar que seu gato mostre onde se sente mais a vontade na hora de dormir.


DECORAÇÃO DO LAR


Antes de trazer um gato para seu lar é ideal adaptar ou transformar o ambiente, a fim de otimizar e ajustar o espaço, para suprir a necessidade do novo morador. Os felinos amam escalar e subir nos móveis, então evite aqueles que tenham o risco de se desmontar, caso o gato pule. Hoje em dia existem marcas que juntam um design lindo e ao mesmo oferecem um entretenimento para seu bichinho.


CAIXA DE AREIA


Os gatos, por instinto, sempre enterram suas necessidades fisiológicas. Então é fundamental já ir providenciando uma caixinha de areia, antes de adotar um gatinho. Hoje em dia existe uma enorme variedade destes itens, por isso compre e vá testando o que melhor supre a necessidade do seu animal.


Os gatos amam comer plantinhas, então fique sempre atento. Imagem de Dimitri Houtteman por Pixabay.

CUIDADO COM AS PLANTAS


Os gatos adoram morder e comer plantinhas, portanto devem ser selecionadas todas as plantas venenosas de sua casa ou deixe em uma área que seu gato não tenha acesso, para não correr o risco de envenenamento acidental. E caso você suspeite que seu felino comeu algo tóxico ou que não devia, procure imediatamente um veterinário.


BRINQUEDOS


Os brinquedos tem uma função muito importante para a diversão e desenvolvimento sadio do seu animal, pois ajudam a combater o stress e divertem ao mesmo tempo. Porém nem todo material ou brinquedo pode ser oferecido ao seu gato. Procure sempre nas lojas especializadas um que supra as necessidades.


FÉRIAS


Os gatos, em geral, não se sentem bem em locais diferentes. Se o dono for se afastar por poucos dias, o ideal é que chame alguém de confiança, para fazer companhia ao seu gato, na sua própria casa. Porém, se precisar levar seu gato junto, evite o deixar sair pra passear sozinho no novo local, pois ele pode se perder ou sofrer algum acidente, visto que não está acostumado com o novo ambiente.


Um animal bem cuidado expressa sua realização com seu olhar. Crédito: Juliana Quillfeldt

SAÚDE


É muito importante que seu felino esteja sempre com as vacinas em dia e desvermifugado. Procure sempre observar os sinais que seu animal apresenta, tais como: não querer se alimentar ou apresentar alterações na personalidade. Se isto acontecer não hesite em procurar um profissional para oferecer um atendimento adequado para seu gato.


.

Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.



bottom of page